Número de carros licenciados em Macaé volta a crescer neste ano

751
Wanderley Gil

Município mantém média de um veículo para cada dois habitantes, segundo dados do Detran e do IBGE

Mesmo com o litro da gasolina ultrapassando a marca dos R$ 5, numa sequência de reajustes quase que semanais promovidos pela Petrobras nas refinarias, a frota de veículos em circulação em Macaé continua ascendente, e o número de novos carros licenciados na cidade voltou a subir, em comparação ao ano passado.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) cruzados pela equipe de redação de O DEBATE indicam que hoje a média é de um veículo em circulação, para cada dois habitantes do município, uma base bastante superior das demais cidades também influenciadas pela rotina do petróleo.

Com cerca de 244 mil habitantes, Macaé possui hoje uma frota em circulação de 114,8 mil veículos, número que cresce mês a mês em 2018, em meio ao ápice da sequência crescente de reajuste do preço dos combustíveis.

Indicando um fortalecimento da economia local, de janeiro a junho deste ano, 1.513 novos veículos foram licenciados pelo posto do Detran da cidade, número que supera a marca obtida pela cidade, no mesmo período, do ano passado (1.343).

Apesar do aumento, Macaé ainda está longe de obter números que marcaram o ápice do desenvolvimento econômico e da prosperidade, garantidos pelo petróleo em anos anteriores. Só para motivo de comparação, em 2014, mais de 3,5 mil veículos foram licenciados pelo Detran no primeiro semestre do ano, mais que o dobro obtido pela cidade em 2018.

Aos poucos, a tendência é que a venda de veículos na cidade volte a se recuperar, movimentando assim um setor da economia da cidade que gera emprego, auxilia na arrecadação do governo e movimenta também outras atividades empresariais locais.