As Irmãs Salesianas do mundo inteiro celebraram, na última sexta-feira (05), o aniversário de 150 anos da fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Em Macaé, no RJ, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo e a Faculdade Católica Salesiana prestaram homenagens às Irmãs Carmelita Agrizzi, Aurélia Zandonadi, Maria das Graças Bazoni e Veralice Mota, reunindo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio durante as acolhidas.
Na ocasião, elas foram recebidas com música, aplausos e mensagens de fé e esperança oriundas dos jovens. Como gesto concreto de gratidão às Irmãs, foram entregues alguns presentes simbólicos como camisa personalizada e placa comemorativa, celebrando o jubileu do Instituto das FMA. Nos intervalos, houve a distribuição de cachorro quente e refrigerante para os alunos e educadores.
O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora foi fundado na Itália em 1872, por São João Bosco, tendo como co-fundadora Madre Mazzarello. No início era constituído apenas por 11 irmãs que tinham a missão de educar as jovens meninas de Mornese. O desejo de Dom Bosco era que o Instituto das FMA fosse um “monumento vivo” de gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora. Hoje a congregação possui mais de 11.500 irmãs espalhadas por 97 países e cinco continentes. A missão carismática pastoral e educativa das FMA junto às crianças e jovens tem como fundamento o Sistema Preventivo Salesiano.
Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana