A partir de 27 de janeiro começa a ser pago o novo salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A mudança vai refletir em todos os benefícios previdenciários e sociais que são pagos pela Previdência, incluindo aposentadoria, pensão, auxílio-doença e outros.
Como de costume, o INSS começa a depositar os benefícios na última semana do mês e termina na primeira semana do mês seguinte. Pouco mais de 12 milhões de pessoas que recebem salário acima do piso terão acesso ao seu benefício apenas na segunda semana.
Enquanto isso, a maioria dos contemplados pela Previdência Social, cerca de 26 milhões de pessoas com salário igual ao piso, começam a receber na primeira semana. Embora para eles o calendário finalize também na semana seguinte.
Novo valor de aposentadoria, pensão e auxílios do INSS
Obrigatoriamente o INSS reajusta o valor dos seus benefícios uma vez por ano. A mudança é feita no piso previdenciário, quer dizer, no mínimo que pode ser recebido, e em todos os valores que estão acima desse mínimo.
Para o piso é considerado o valor do salário mínimo do país. Na segunda-feira (30) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto estabelecendo o valor do salário do ano que vem.
Todos os benefícios acima disso serão reajustados com base na inflação do ano anterior, ou seja, o acumulado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2024.
Piso: R$ 1.518;
Teto: R$ 8.092,54;
Todos os benefícios entre o piso e o teto terão reajuste de 4,84%