O Bengala Futebol Associados, que foi criado em 2009, apresenta os resultados do seu trabalho de descoberta de novos talentos, inclusive, exportando talentos para Portugal
Um novo time de futebol desponta na cidade cheio de garra e já fazendo uma escola de esportes coberto de sucesso. Trata-se do Bengala Futebol Associados, que foi criado em 2009 e apresenta os resultados do seu trabalho de descoberta de novos talentos, inclusive, exportando para Portugal.
De acordo com o Presidente Mércio Maia, o Bengala Futebol Associados surgiu em homenagem ao seu presidente de honra, Sr. Silvio Maia, que nasceu e foi criado no vilarejo Bengala, distrito de Cachoeiras de Macacu, filho de Professor, que lecionava no Colégio Municipal Bengala.
A equipe do Bengala traz a proposta de incentivar crianças e adolescentes à boa prática do esporte, promovendo lazer, entretenimento e responsabilidade a seus atletas. Hoje o time conta com cerca de cem jovens de diversas idades divididas em várias categorias.
Outras informações do Bengala Futebol Associados podem ser obtidas pelos telefones (22) 99872-4955 / 99212-8560.
Bengala Futebol Associados
Em 26 de Março de 2009, na casa do senhor Silvio Maia, reuniram-se algumas pessoas e ouviram a história de vida do anfitrião. Na ocasião, ele narrou a sua infância no vilarejo Bengala, distrito de Cachoeiras de Macacu, relembrando vários fatos e lendas daquele local. Tão empolgante era o conteúdo narrado, que já entrando na madrugada, foi decidido pelos participantes criar um clube de futebol visando manter as raízes e origens. Com o intuito da prática do futebol e projetos sociais, foi criado o Bengala Futebol Amador que futuramente passaria a se chamar Bengala Futebol Associados.
Merece destacar que o Sr. Silvio Maia foi um dos fundadores da Associação de Moradores da Barra de Macaé e do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Barra, sendo pessoa muito atuante na comunidade e na política da nossa cidade. Em 2016, foi condecorado com o Diploma de Honra ao Mérito concedido pela Câmara Municipal de Macaé, pelas nobres ações e relevantes serviços em prol do ambiente no Município de Macaé e Regiões circunvizinhas, consolidando a importância da preservação do nosso patrimônio natural, para esta e futuras gerações.
Escudo e Mascote
O formato do escudo homenageia o presidente de honra Silvio Maia, fazendo alusão ao tricolor carioca. Seu escudo representa as montanhas que lá existem. Também o escudo apresenta duas curvas denominadas pelos moradores como “curva do bate Estaca”, devido às lendas locais, e nas extremidades, dois pontos negros que representam o saci, lenda muito popular naquela região.
Conforme a história, na curva do “bate estaca” apareceram dois negrinhos fazendo o bem e acabando com a impunidade de alguns fazendeiros inescrupulosos. A lenda na região sempre foi muito contada e repassada de pais para filhos. Devido à coragem, honestidade, imparcialidade e justiça atuando com sangue nos olhos quando necessário, o Bengala adotou o Saci como seu mascote.
Metas e desafios
O Bengala Futebol Associados não dispõe no momento de estádio próprio. O time utiliza para os campeonatos os campos disponibilizados pelos presidentes organizadores, como o Estádio Expedicionário, Arena Sinditob e Moacyrzão. Uma das metas do Clube é conquistar junto aos parceiros e a prefeitura seu próprio campo, onde o objetivo principal é difundir e apoiar o desenvolvimento social para os jovens da comunidade.
Hoje a equipe conta com cerca de cem jovens de diversas idades divididas em várias categorias, onde são realizadas viagens, disputa de torneios, participações em campeonatos regionais e eventos realizados pelo cube. “Temos também um campo no bairro Fronteira sobre nossa responsabilidade onde realizamos todos os compromissos assim estipulados”, informou o presidente.
Torcida Bengala
O Bengala conta com uma torcida apaixonada que sempre comparece aos jogos realizando uma linda festa nas arquibancadas. É formada em suas raízes por familiares, amigos de atletas e muitos pais que acompanham seus filhos principalmente da garotada mais jovem. Torcida esta que só vai a campo prestigiar e dar forças ao time seja na vitória ou na derrota. Atualmente o maior patrimônio do clube, torcida Bengalense.
Conquistas
O Bengala conquistou os seguintes prêmios: Categoria Adulto – Vice-campeão Campeonato Macaense 2018; 3° colocado Copa União 2017; Semifinalista do Campeonato Macaense 2017; Semifinalista da Copa Fut 7 2018; Tricampeão de Torneio de Bairros. O time foi premiado ainda como time revelação 2018; Clube mais Disciplinado 2017.
Nas Categorias de Base, foi Tricampeão do FEST VERÃO sub 9, sub 11, sub 13 e sub 15; Bicampeão Carapebuense sub 15 E Sub 17.
Parceria em Portugal
Através do diretor de futebol Miguel Habib, o Bengala conseguiu fechar uma parceria com a Ultra Soccer, que é uma empresa especializada em planejamentos e gestão de carreiras de profissionais de desportos com foco no futebol. Seu presidente e fundador Arthur Ramos, intermediário registrado na CBF e FPF, atua no Brasil e em alguns países da Europa, com o objetivo de buscar melhores opções no mercado para seus atletas representados.
A Ultra Soccer veio para abrir novas oportunidades aos atletas de todas as categorias do Bengala, contribuindo com o sonho deles de se tornarem jogadores de futebol. “Dois dos nossos jogadores, Bruno, criado no bairro da Fronteira, e Alex, já estão em Portugal realizando esse sonho defendendo as cores do Grupo Desportivo Os Vidreiros.
Diretoria do Bengala
A Diretoria do Bengala está assim constituída: Mércio Maia – Presidente; Pablo Maia – Vice-Presidente; Caren Monteiro – Tesoureira; Miguel Habib – Diretor de Futebol; Janaína Maia – Diretora Comercial; Andreza Neris – Diretora de Patrimônios; Paula Maia – Auxiliar de Marketing; Ruan Maia – Conselheiro Fiscal; Alex Maia – Secretário; Bruno Pimentel – Auxiliar Técnico; Ralph Wagner – Técnico; Junior Ramos – Diretor de Marketing; Willian Webler – Auxiliar Técnico; Thiago Lima – Presidente do Conselho Fiscal; Adrian Loran – Conselheiro Fiscal.
Atletas de sucesso
O Bengala conta com os seguintes jogadores: Marcos, Valdeci e Fabrício (Goleiros); Vinicius, Rato, Rondônia e Rodrigo (Zagueiros); Kelvinho e Da Silva (Laterais direitos); Alisson Mocotó, Alexandre, Lucas Benito e Jonathan (Laterais esquerdos); Wallison, Gabriel Boquinha, Marcos Paulo e Higuinho (Volante); Rudhy, Tim e Léo Itaborahy (Meia- atacante); Alex Leleke, Renato, Joacyr, Kelvin, Gabriel Cocão e Brayan (Atacantes); Willian Mineiro, Neemias, Lafaete e Thiago (Centroavante).