Através do Decreto 62/2020 publicado nesta quinta-feira (30), prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, prorroga o isolamento social até o dia 11 de maio e reabre barbearias, salões de beleza e óticas
Publicado nesta quinta-feira (30) prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, por meio do Decreto 62/2020, mantém até o dia 11 de maio, o isolamento social, principal medida protetiva no combate à proliferação do vírus e, autoriza ainda a reabertura, em horários determinados, de alguns estabelecimentos da cidade, sendo esses, barbearias, salões de beleza e óticas, ambos entre 10h às 16h.
Vale lembrar que, também estão autorizados ao funcionamento, devido aos decretos anteriores, farmácias, supermercados e mercados; postos de combustíveis, hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios; padarias; bancas de jornais e revistas e petshops, sendo esses das 7h às 13h e, as lojas de materiais de construção e lojas de informática, das 13h às 18h. Já as borracharias e oficinas mecânicas, das 10h às 16h.
Através do novo decreto estão autorizados a funcionar a Feira do Produtor Rural (Feirinha da Roça), que acontece aos sábados, na Rua Manoel Joaquim dos Reis, das 5h às 10h.
Para os estabelecimentos permitidos, é imprescindível que funcionem com horários marcados, não havendo espera presencial no local. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras tanto por parte dos profissionais quanto pelos clientes.
Uma das recomendações necessárias é que as pessoas evitem se aglomerar em locais públicos e privados e, se precisarem se deslocar, por alguma emergência, que usem máscaras a fim de proteção própria e dos indivíduos ao redor.
Visto que Macaé registra até o momento 130 casos confirmados por COVID-19, sendo 52 casos de pessoas que se recuperaram da doença e 10 que vieram a óbito, Dr. Aluízio, por meio desses decretos, além de conscientizar a população macaense sobre a seriedade da doença, visa mantê-la em segurança.