A nova pista será capaz de receber aeronaves de grande porte, incluindo turboélices e jatos
As obras para a construção da nova pista de pouso e decolagem no Aeroporto de Macaé, um dos principais acessos à região e à Bacia de Campos, seguem avançando. Iniciadas em julho, as intervenções já atingiram a marca de 50% de conclusão, entrando agora em uma pausa técnica, com previsão de retomada para o próximo mês de março.A inauguração está prevista para março de 2025.
Com um comprimento de 1.410 metros, a nova pista será capaz de receber aeronaves de grande porte, incluindo turboélices e jatos, representando um importante impulso para a infraestrutura aeroportuária da cidade.
Durante todo o processo de construção, enfrentou-se desafios significativos devido à operação contínua do aeroporto e aos rigorosos requisitos de segurança. No entanto, o Aeroporto de Macaé não é apenas um ponto de acesso estratégico; é também o maior do mundo em termos de movimentação de aeronaves de asas rotativas, como helicópteros, consolidando ainda mais sua importância para a aviação regional e offshore.
Os primeiros seis meses de obras foram marcados por avanços notáveis no setor da engenharia. O consórcio Bem Voar, composto pela Construtora Barbosa Mello (CBM) em parceria com a Engeform Engenharia, implementou soluções que resultaram em melhorias significativas nos indicadores do projeto. Um dos principais destaques foi a otimização do cronograma de execução, vital para cumprir prazos e evitar interrupções durante o período chuvoso.
Por meio da integração de tecnologias avançadas, como a modelagem BIM 3D dos projetos, o uso de plataformas de controle de máquinas e um sistema de gestão de frotas pioneiro, a CBM registrou um aumento impressionante de 15% na produtividade durante a fase executiva. Além disso, conseguiu uma economia de 27 dias em comparação com os métodos tradicionais de construção, graças à eficiência no lançamento de geodrenos, material drenante e volumes substanciais de terraplanagem.
Por Diário do Rio