Nova Cedae realiza ampliação da rede na Nova Holanda

0
859
Divulgação/ Eu leitor, o repórter L: Nova Cedae diz que a previsão é de que o serviço seja concluído em até 30 dias

Melhorias começaram após grupo de moradores fazer uma manifestação pacífica na sede da companhia

 

Em meio a tantos problemas, o acesso a água sempre esteve entre as maiores dificuldades enfrentadas por quem mora na Nova Holanda e Nova Esperança, duas das áreas mais carentes da cidade. Ao longo dos últimos anos, o assunto chegou a ser pauta nas páginas do jornal O DEBATE inúmeras vezes.

No entanto, ao que tudo indica, a situação parece estar perto de ganhar um novo desfecho, dessa vez positivo para a população. Segundo Vando Emanuel, que mora no local e já esteve a frente da Associação de Moradores há alguns anos, a Nova Cedae, empresa responsável pelo abastecimento no município, estaria ampliando a rede na região, o que irá beneficiar centenas de famílias.

“Há tempo alguns moradores estiveram na sede deles e fizeram uma manifestação pacífica, lutando para que a água chegasse nas duas comunidades. Devido a esse ato, a Cedae está fazendo uma extensão com um tubo maior para aumentar o volume de água nas duas localidades. O antigo tubo alimenta o bairro pela entrada da Aurélio Cristiano da Silva. Agora, o novo vai vir pela ponte nova em frente ao Moacyrzão. Quando a gente tem que cobrar, criticar, a gente vem aqui. Agora estamos procurando a imprensa para agradecer, porque algo está sendo feito”, diz.

A expectativa na região é grande com essas melhorias. “Antes já existia uma rede, essa está vindo para fortalecer”, conta ele ressaltando que, apesar disso, ainda é preciso investir em mais infraestrutura para que todos os moradores sejam contemplados com o acesso a água em duas torneiras. “Nós gostaríamos que viesse uma rede dessa pela Rua Medeiros, na entrada da Linha Azul, conjugando as tubulações que vão para o Lagomar. Aí sim seria o ideal. É uma luta que a gente vem tendo há anos e depois de uma manifestação pacífica fomos atendidos. O pessoal chegou a ficar quase um mês sem água”, ressalta.

Após conversar com alguns moradores, a nossa equipe de reportagem procurou a Nova Cedae para saber o que está sendo executado no momento e o prazo para conclusão, além de questionar se o outro pedido feito será atendido pela companhia.

Em nota, ela informou que já está executando – e deve concluir em até 30 dias – a obra de reforço do abastecimento dos bairros de Nova Holanda e Nova Esperança, que consiste em assentamento de tronco distribuidor, travessia sobre o rio e interligação com a rede distribuidora local. O novo sistema será colocado em carga, em fase de testes, assim que as obras forem concluídas.