PROMAR reuniu autoridades do Governo Estadual, Federal, Marinha do Brasil, empresas públicas e privadas como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e PerencoDivulgação/Bruno Campos

A abertura do segundo workshop do PROMAR (Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos) nesta terça-feira (31), em Macaé, marcou a retomada econômica e recuperação dos postos de trabalho no município. De forma híbrida, o encontro reuniu profissionais dos setores petrolífero, energético e imprensa no Hotel Royal, na Praia dos Cavaleiros, das 9h às 17:30h.

Com a presença de autoridades do Governo Federal, Estadual, Marinha do Brasil, empresas privadas e instituições do setor de Petróleo, Gás e Energia e Desenvolvimento Econômico. O evento apresentou números de investimentos e geração de empregos, promissores para os próximos anos. Com perspectiva de mais de US$ 30 bilhões na recuperação de produção na Bacia de Campos, o petróleo nacional volta aos holofotes, com mais credibilidade e longe dos escândalos de corrupção. Recuperando a confiança dos investidores no Brasil.

A partir da revitalização de campos maduros, nos próximos anos, o PROMAR devolve à região, a perspectiva de promover dignidade e qualidade de vida à população através de mais de 200 mil empregos que serão gerados pelas operações a longo prazo.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania) afirmou que o bom diálogo da gestão municipal, com todas as esferas políticas e sociais, faz o município viver um novo momento, no caminho certo da superação:

“A Prefeitura tem trabalhado para criar ambientes favoráveis de negócios, desburocratizando a máquina pública, como por exemplo o novo alvará digital. Nosso objetivo é que novas empresas sejam atraídas a instalarem sedes em Macaé. A prova disso são os mais de 5 mil postos de trabalhos abertos nos primeiros 7 meses deste ano, divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho”, ressaltou o prefeito.

Afirmando que o PROMAR é o divisor de águas na história de Macaé, do Governo do Estado e do Brasil, o prefeito de Macaé pontuou que, com o patamar de excelência na exploração do petróleo, o município é capaz de mudar a trajetória do mercado global de energia:

“Temos a referência, expertise, conhecimento e persistência de milhares de profissionais que juntos foram capazes de criar uma verdadeira cidade flutuante, com plataforma, navios e tubulações que ajudaram a construir o desenvolvimento e prosperidade da produção do petróleo do país. Com a experiência do passado construiremos uma nova história de sucesso. Estou com a melhor expectativa para trazer riqueza e consequentemente empregos para as pessoas, que na minha opinião é o melhor projeto social que podemos oferecer, enfatizou Welberth.

Outro ponto de destaque no evento foi a revitalização do Turismo em épocas de pós-pandemia. Uma vez que o Turismo de Negócios traz mais empresas, empresários e colaboradores à cidade, essas pessoas passam a conhecer o grande potencial de lazer, cultura e entretenimento que Macaé possui e oferece.

“Somos abençoados com nossa natureza, unindo Serra e Mar. Temos praias, cachoeiras, parques e locais muito frequentado pelos esportistas radicais e famílias que gostam de descansar durante as férias. Além disso, nossa reconhecida gastronomia e nossa rede hoteleira, a 2ª maior do Estado do Rio, é outro ponto favorável para o Turismo ser explorado de diversas formas. Eventos, festivais, seminários, feiras, já estão sendo planejados para levantar a cidade e levar Macaé a outro patamar de desenvolvimento, como um todo“, ressaltou Isabel Tünas, presidente do Macaé Convention.