Lula almoçou com Alexandre de Moraes e Flávio Dino nesta quarta-feira
O presidente Lula (PT) já informou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) quem será seu indicado para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski na Suprema Corte. Como já esperado, o nome escolhido pelo petista é o de seu advogado Cristiano Zanin Martins, que o defendeu no processo da Operação Lava Jato. As informações foram reveladas por fontes da CNN no STF e Planalto.
Desde que assumiu o país, Lula vem honrando com cargos privilegiados aqueles que estiveram com ele durante seus amargos momentos e empreendendo uma caçada aos que atuaram em seu desfavor. O presidente esteve preso durante 580 dias em Curitiba.
Se consumada a indicação, o fiel escudeiro de Lula terá de ser submetido a uma sabatina no Senado, mas não deve ser fator impeditivo, já que o Brasil possui tradição de aprovação de indicados ao STF pela Presidência.
Lula almoçou com o ministro Alexandre de Moraes e seu ministro da Justiça, Flávio Dino, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (24).
Moraes tem seu favorito para a cadeira, o corregedor nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Felipe Salomão. Já Lewandowski fez lobbie por Manoel Carlos de Almeida, ex-secretário-geral do STF e do TSE.
Em outubro, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, irá se aposentar. Lula, então, indicará mais um nome para o tribunal, totalizando duas cadeiras ao petista na Suprema Corte em apenas 10 meses de governo.
Por portal Novo Norte