O Navio-Patrulha Macaé da Marinha do Brasil estará aberto à visitação, gratuitamente, entre sexta-feira (29) e domingo (31), das 9h às 17h, em comemoração aos 209 anos do município. A embarcação ficará atracada no Terminal Portuário de Imbetiba, com o propósito de disseminar a mentalidade marítima para a população macaense.
A missão do NPa Macaé é patrulhar, para vigilância e defesa do litoral, as áreas marítimas costeiras e as plataformas de petróleo, bem como repreender atividades ilícitas (pesca ilegal, contrabando, narcotráfico, poluição do meio ambiente marinho) e realizar operações de busca e salvamento em sua área de responsabilidade, no Brasil. O Navio-Patrulha foi incorporado à Marinha do Brasil em 9 de dezembro de 2009.
A Marinha recomenda que, devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do navio (existência de escadas para acesso aos compartimentos), sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção. O comandante da embarcação é o capitão de Corveta Fernando Antônio Fraga Cordeiro dos Santos. A tripulação é formada por 35 militares (cinco oficiais e 30 praças).
As características do navio são: comprimento: 54,2 metros; boca: 9,3 metros; calado: 2,5 metros; deslocamento: 500 toneladas, com plena carga; velocidade máxima: 25 nós; autonomia: 2500 milhas náuticas.
Outras informações pelo telefone ou e-mail da Capitania dos Portos de Macaé: (22)2772-1889 E-mail: cpm.secom@marinha.mil.br.
Serviço:
Local: Porto Engenheiro Zephyrino Lavenère Machado Filho – Porto de Imbetiba – Avenida Elias Agostinho, 665, Imbetiba – Macaé.
Por Tatiana Gama/ Pref. de Macaé