A pequena Lavínia Morales dos Santos foi a primeira bebê de 2025 da maternidade do Hospital Público de Macaé (HPM), da Secretaria de Saúde. A menina nasceu em 1º de janeiro às 13h28, de parto normal, com 35 semanas, pesando 2,205 quilos e medindo 46 centímetros. Após o nascimento elas ganharam um “kit maternidade”, composto com itens de enxoval para a bebê.
Mãe e filha estão em alojamento conjunto no hospital, aguardando alta médica. A mãe Rayanni Morales da Silva Sousa e o pai Ronaldo José dos Santos Júnior, já são pais do Lorenzo Gabriel, de quatro anos.
Todo pré-natal de Rayanni foi realizado na unidade de saúde do bairro Aroeira. O município conta com uma rede de assistência à gestante através das Unidades da Estratégia Saúde da Família e Básicas de Saúde, bem como nos Centros Especializados, como o pré-natal de alto risco.
Após o nascimento do bebê as mulheres contam com atendimento puerperal e neonatal, como também a realização de todos os testes, vacinas e exames preconizados ao recém-nascido.