Museu abre matrículas para aulas gratuitas de Capoeira - -Foto-Divulgação

As aulas de Capoeira no Solar dos Mellos tiveram início esta semana. Este ano elas acontecem às terças e quintas-feiras. Para a faixa etária de 3 a 11 anos, as aulas são das 18h às 19h30. Já das 19h30 às 21h, seguem as dos alunos a partir de 12 anos. Não há limite de idade, distinção de gênero, ou de qualquer outro tipo para a prática da capoeira. As matrículas para novos alunos estão abertas. Elas estão sendo feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na recepção do Solar, Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Tanto a matrícula quanto as aulas são gratuitas.

Para a matrícula apenas presencial é necessário fornecer fotocópia de certidão ou documento de identificação, uma foto 3×4 e preencher a ficha de Declaração de Saúde. Os responsáveis pelos menores de 18 anos de idade precisam assinar a ficha e acrescentar a fotocópia de seu documento de identidade. Até o final do semestre, os menores de idade deverão apresentar Declaração de Estudante.

“Devido o museu se localizar no Centro, as aulas neste espaço atendem a um pedido da população. Além disso, pretendemos valorizar as variadas manifestações culturais presentes na cidade, fazendo de nosso museu um espaço plural. A Capoeira tem benefícios como esporte e também como patrimônio histórico cultural – disse o secretário de Cultura”, Thales Coutinho.

O Mestre de Capoeira macaense do Grupo Macaé (GMac), KiKo, trouxe para o município, em 2018, o terceiro lugar no Campeonato Estadual da modalidade esportiva. Ele tem 30 anos de capoeira na cidade, atuando em vários projetos municipais. Mestre Kiko disse que apesar de o principal compromisso do grupo ser a interação social saudável, pretende selecionar destaques para competições.

Para participar das aulas, o aluno deve trajar calças compridas confortáveis. Não é permitido shorts ou bermudas acima do joelho. O telefone para outras informações é 2759-5049.