Quem circula e estaciona nas vagas do Rotativo situadas no Centro, devem ter atenção redobrada, não apenas com a segurança dos veículos, mas também com as regras que definem a ocupação desses espaços. Ao redor do Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo, as vagas são destinadas a idosos e pessoas com deficiência. E a utilização dos espaços deve ser acompanhada pelo cartão emitido pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana.

Multas II

E quem não respeita a regra, acaba sendo surpreendido com as multas. Várias vezes ao dia os agentes de fiscalização de trânsito passam pelo local. Com o bloco de infrações nas mãos, eles identificam quem ocupa as vagas de forma irregular. Apenas na manhã de ontem, cinco carros foram multados. O número deve ter dobrado até o final do dia. Quem não quer ser surpreendido com a infração, precisa ficar ligado.

Garagem

Os dois coretos do Calçadão da Avenida Rui Barbosa, que um dia foram palco para apresentações culturais que atraiam os consumidores nas festas de fim de ano, hoje se transformaram em estacionamento de bicicletas, que são presas nas grades antigas e que pertencem ao patrimônio público da cidade. Resta saber de quem é a responsabilidade por zelar pelo espaço, se é o próprio comércio, ou se é a prefeitura.

Policiamento

O Comando do 32º Batalhão da Polícia Militar já colocou na rua a operação especial de segurança para o fim de ano. No centro comercial da cidade, duas guarnições circulam durante o dia e à noite, para preservar o espaço e a segurança dos consumidores. Isso ajuda a incentivar as pessoas a prestigiarem o comércio da cidade, combalido por conta dos efeitos da crise do mercado do petróleo, que se arrasta desde o final de 2015.

Números

Muito mais que positivos, os números apresentados ontem pela Unidade de Operações da Bacia de Campos (UO-BC), referente à projeção de investimentos da Petrobras durante os próximos quatro anos, marcam de forma definitiva o fim da recessão do setor, e a expectativa de novas contratações. Hoje, empresas sediadas em Macaé voltam a firmar contratos com a estatal e com outras grandes operadoras que também atuam na região.

Esquemas

A coisa está feia em Búzios. Da Câmara de Vereadores à prefeitura, denúncias sobre esquemas com o dinheiro do povo estão sendo investigadas pelo Ministério Público. Vale lembrar que o atual gestor foi afastado por decisão judicial no início do ano, mas retornou ao cargo por força de liminar. Ao que parece, a cidade viverá o fim de estruturas antigas de poder melancólico, como ocorreu recentemente em Casimiro de Abreu.

Natal

Ainda dá tempo de apadrinhar cartas escritas por crianças carentes para o Papai Noel, que ficam guardadas nas agências dos Correios. Os pedidos são mais variados, desde brinquedo e roupas, até comida e móveis de casa. Apesar da situação não estar fácil para ninguém, ajustar o orçamento para fazer a diferença na vida de uma criança é algo bastante especial, e positivo para começar um novo ano com o pé direito.

Eleição

Na Câmara de Vereadores, a reta final na composição de alianças em prol da eleição para a presidência do Legislativo é marcada por grande expectativa. Com a maioria do plenário ao seu lado, Dr. Eduardo (PPS) já conta vitória, mesmo não dando espaço para os “excluídos”, grupo composto por parlamentares que nutrem desavença política com o atual gestor da Casa, que também tem o aval do governo para seguir na cadeira.

Água

O calor excessivo tem elevado o consumo de água em Macaé, demanda que a Nova Cedae ainda não é capaz de suprir. Mediante a incerteza sobre o futuro da concessionária, cuja venda faz parte do plano de recuperação fiscal assinado por Pezão (MDB) junto a União, o jeito é a própria população arranjar uma maneira de economizar, mesmo sendo impossível durante este período do ano. Cada gota realmente conta.