Mulheres na Ciência em evidência

0
677

O mundo da ciência se abre para as mulheres, incentivando a participação feminina. Neste sentido, acontecerá Fórum de Mulheres na Ciência da Bacia de Campos, numa realização do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé da UFRJ. O evento será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, na sede do Núcleo.

O I Fórum de Mulher na Ciência da Bacia de Campos traz a proposta de ser um evento comunitário, que é tecido pelos sonhos e pela coragem de meninas e mulheres que nos inspiram e lutam para que a Ciência seja um direito inerente a todas as pessoas.
O I Fórum de Mulher na Ciência da Bacia de Campos traz a proposta de ser um evento comunitário, que é tecido pelos sonhos e pela coragem de meninas e mulheres que nos inspiram e lutam para que a Ciência seja um direito inerente à todas as pessoas. Este evento discute o protagonismo feminino na construção dos saberes para um mundo mais justo, sustentável e democrático.

 
A promoção marca uma conquista coletiva, e nada mais apropriado do que abrir espaço para toda a comunidade da Região. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Sucesso garantido

Segundo algumas organizadoras, as atividades serão iniciadas no dia 30 de outubro às 11h com a conferência de abertura ministrada pelo grupo de pesquisa e extensão “Narrativas Femininas”, que vai ocorrer em formato de roda de conversa no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), e as demais programações seguem até as 20h.

Para o primeiro dia, o evento terá a presença da professora Dra. Barbara Carine, da Universidade Federal da Bahia; Dra. Rute Costa, coordenadora do projeto CulinAfro da UFRJ-Macaé; A diretora de pesquisa do NUPEM, Prof. Dra. Cíntia Monteiro; Profa Dra. Fernanda Antunes, coordenadora do projeto Narrativas Femininas da UFRJ- Macaé; A pedagoga e professora Sara Wagner York, entre outras. As atividades darão continuidade no dia 31 de Outubro, onde ocorrerá a partir das 14h mesas-redondas, oficinas e palestras com convidadas como a neurocientista e profa. Dra. Karin, da Universidade Federal Fluminense; a socióloga e pesquisadora Dra. Giuliana Franco Leal; Luana Cunha, nutricionista e Diretora fundadora da Liga de Saude Coletiva de Macaé, entre outras. As atividades do fórum serão encerradas com a participação de artistas locais como Lewa d’Oxum, Tiahac e 7inker. O fórum é aberto e gratuito para toda a comunidade.

Programação do dia 30/10/2019

O I Fórum de Mulher na Ciência da Bacia de Campos terá uma extensa programação, cumprindo o seguinte roteiro:
11h – Conferência de abertura “Pensando em Percursos para uma Ciência OutrA”
14h – Mesa Redonda: “Narrativas Femininas na Agroecologia: Comida de verdade, no campo e na cidade!”
15h – Roda de conversa: “O que significa hoje na sociedade ser mulher e fazer ciência?”
16h – Mesa redonda: “Encorajando meninas e mulheres a mudar o mundo através da Ciência: O papel da extensão universitária”
17h- Mesa Redonda: “Mulher, Ciência e Poesia”
17:30 – Intervalo – Tecendo laços
18h – Palestra: “Centros de educação ambiental na construção da sustentabilidade urbana”
19h – Palestra: Corpo, ciência e poder através da perspectiva de uma cientista Negra
20h – Encerramento das atividades do dia

Programação do dia 31/10/2019

A programação do I Fórum de Mulher na Ciência da Bacia de Campos irá prosseguir com as seguintes atividades:
14h – Mesa de abertura do segundo dia do evento
15h – Oficina “Skateboard e o Empoderamento Feminino – mulheres e seus carrinhos”
16h – Palestra: “Neurociência & Gênero: Viés implícito sobre o estereótipo”
17h – Intervalo: “Tecendo laços”
18h – Roda de Conversa: “Práticas emancipatórias de educação e saúde: Pensando em uma ciência com base comunitária”
18h – Mesa Redonda: “Conflitos e injustiças ambientais: reflexões sobre o papel das mulheres no meio ambiente”
19h – Intervenções Artísticas – “Um bate papo sobre Graffite, Pixação e Hip Hop”
20h – Encerramento e agradecimentos