O crime foi registrado na manhã desta sexta-feira (24), na 130ª DP de Quissamã, onde o caso será investigado - Arquivo

Grupo realizava evento numa live com convidados quando foram surpreendidos por ataques de palavras e imagens obscenas

Um grupo de Movimento Negros foi alvo de ataque por criminosos na rede social, na noite de quinta-feira (23), durante uma programação aberta (live), onde uma mediadora e convidados de universidades foram atacados por injúrias raciais e imagens obscenas.

A live foi invadida e atacada de forma orquestrada por um grupo de racistas que além de proferirem palavras ofensivas e de cunho sexual de forma a agredir os presentes e silenciar os palestrantes, o evento precisou ser interrompido. O crime foi registrado na manhã desta sexta-feira (24), na 130ª DP de Quissamã, onde o caso será investigado.

Segundo informações da mediadora do evento, Nágila Oliveira, o ataque orquestrado foi diretamente a todos os participantes de um coletivo de estudantes, docentes da Educação Básica e Superior bem como pesquisadores negros e não negros que se comprometem com a luta antirracista em especial a partir da Educação, explicita mais uma vez as diversas tentativas de silenciamento.

” Essa ação criminosa nos revela que o ocorrido no virtual é apenas reflexo daquilo que ocorre cotidianamente em nosso país. Entretanto, não permitiremos que tais ações fiquem impunes, as devidas providências legais serão tomadas. Estamos atentos a expressões e atitudes desta natureza e não toleraremos em nenhuma hipótese tais práticas. Contudo, apesar da má intenção dos responsáveis pelo ataque, tal episódio contribui ainda mais para que possamos compreender que nosso papel é ocupar esses espaços e a partir deles contribuir com responsabilidade na luta antirracista”, disse Nágila Oliveira.

A violência não preocupa apenas pela sua expressão física ou socioeconômica. Apresenta-se também em palavras e gestos, em ofensas e em formas discriminatórias de tratamento. Casos de racismo circulam pelos veículos de notícias e pelas redes sociais com frequência, não permitindo que esse problema seja ignorado. O fenômeno relativamente recente da internet e das redes sociais provoca a sensação de que as manifestações de racismo aumentaram.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite! Ótimo que esse episódio de racismo explícito foi denunciado, que seja apurado e tais pessoas que disseminam falta de respeito em relação às questões negras sejam responsabilizadas por seus atos.

Comments are closed.