Boa parte da população deve começar a deixar a cidade a partir de sexta-feira
Faltam poucos dias para o Carnaval e, como é comum nessa época do ano, muitos foliões vão aproveitar o feriado prolongado para viajar. Ao contrário da maioria dos municípios da região, os quais recebem um fluxo crescente de pessoas nesses períodos festivos, Macaé, por ser um polo industrial, acaba tendo parte da população deixando a cidade.
A principal alternativa para os macaenses deixar a cidade é a rodoviária, que espera registrar um aumento no fluxo de pessoas entre sexta-feira (1) e sábado (2). Para quem pretende viajar, as empresas que operam no terminal sempre orientam os clientes a comprarem as passagens com antecedência para evitar transtornos ou, até mesmo, imprevistos que possam ocorrer.
Os destinos mais procurados são a cidade do Rio de Janeiro, cidades da baixada litorânea, região serrana e norte fluminense. Também há procura para outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
As empresas ainda não divulgaram os cronogramas especiais para o período. Apesar da demanda, há passagens para todos os destinos e, em caso de necessidade, ônibus extras poderão ser disponibilizados.
No dia da viagem, os passageiros devem chegar com antecedência para evitar transtornos. Outro cuidado que a pessoa deve ter é em relação à bagagem. Pede-se que tome cuidado para evitar furtos ou até mesmo perda.
Os usuários em Macaé devem ficar atentos à chegada dos ônibus na plataforma e aos avisos do sistema de som, já que não há possibilidade de parar os ônibus em plataformas com numeração determinada por causa da grande movimentação.
Viagem com menores
Crianças menores de 12 anos só podem viajar acompanhadas. Em viagens com os parentes diretos (pai, mãe, avós e irmãos), é obrigatória a apresentação da identificação do menor (RG ou certidão de nascimento) para o embarque. Se o menor estiver acompanhado de outros responsáveis, que não sejam esses parentes diretos, é exigida a autorização do Juizado de Menores.
A expedição só será feita após a apresentação dos seguintes documentos: original e cópia autenticada da identidade dos pais, original e cópia da certidão de nascimento da criança e autorização feita por escrito pelos pais.
A recomendação é de que seja retirada com antecedência a autorização para menores que forem viajar desacompanhados. O juizado mais próximo da rodoviária fica no Fórum da cidade, localizado no bairro Virgem Santa, em frente ao Hospital Público Municipal (HPM).