Proposta do senador visa dar mais proteção às autoridades que atuam contra o crime organizado

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) apresentou, nesta quarta-feira (22), um projeto de lei (PL) para dar mais proteção às autoridades que atuam contra o crime organizado. O ex-ministro da Justiça foi alvo de um plano para sequestrá-lo e matá-lo, assim como o promotor de Justiça Lincoln Gakiya. A ação foi desmantelada pela Polícia Federal.

– A polícia agiu e as pessoas vão responder na forma da lei. (…) Mas a legislação não pune o planejamento do crime. Nós vamos suprir a lacuna com esse projeto – disse Moro em entrevista à GloboNews.

O texto do PL contempla o reconhecimento de crimes “conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado” e “obstrução de ações contra o crime organizado”, além de aumentar a segurança de magistrados, promotores e policiais que trabalhem na linha de frente contra o crime organizado.

– Verifica-se não existir no direito penal material tipos que repreendam, com a severidade necessária, atos preparatórios para a prática de graves atentados contra agentes públicos, como policiais, juízes ou promotores – disse o senador.

Sergio Moro revelou que a proposta já havia sido tratada antes com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e que não surgiu agora.

– Já tinha esse plano antes, mas agora que eu retomei o meu papel de agente político, irei retomar – disse o ex-juiz à emissora.

Por Portal Novo Norte