Moradores cobram manutenção na Aroeira

336

Populares cobram recapeamento na rua após vias do entorno receberem melhorias

O problema dos buracos pelas vias da cidade volta a ser pauta essa semana. Enquanto a prefeitura realiza o serviço de recapeamento em algumas localidades, outras esquecidas pelo poder público se tornam motivo de insatisfação por parte da população. E isso tem acontecido na Aroeira.

Insatisfeita com a situação onde vive, uma leitora entrou em contato com a equipe de reportagem do jornal O DEBATE para reclamar da falta de manutenção na Rua Francisco Alves Machado.

Segundo Elma Souza, há tempos a via não recebe atenção por parte do poder público. “Algumas ruas do bairro estão recebendo o novo asfalto, no entanto, há bastante tempo a Francisco Alves tem sido deixada de lado. Não recebe recapeamento, situação que está contribuindo com outros problemas, como o acúmulo de lixo”, relata.

A moradora lembra ainda que a via é importante para o escoamento do trânsito. “Essa rua é muito usada pelos condutores como rota para o Detran e para a Linha Verde, porém ela se encontra cheia de buracos. Resolvi procurar o jornal na esperança de que isso chegue até às autoridades para que possam tomar as providências necessárias”, completa.

Além de atrapalhar o trânsito, e colocar em perigo a segurança de motoristas e pedestres, os buracos trazem vários prejuízos para os proprietários de veículos.

Vale ressaltar que a manutenção das vias está previsto dentro do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que garante que é dever das autoridades promover um trânsito seguro e de qualidade. De acordo com o Art. 1º “O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito”.

Procurada, a secretaria de Manutenção informou que o contrato vigente contempla 71 quilômetros de recapeamento asfáltico em todo município, sendo 63 quilômetros já concluídos. No bairro Aroeira, as ruas Alcides Mourão, Vitória Régia, entre outras, receberam o recapeamento. Este contrato não se estende à Rua Francisco Alves Machado que, provavelmente, estará incluída no próximo processo.