Nesta segunda-feira (20), Berenice Piana, co-autora da Lei Federal dos Autistas, é a convidada especial na live do dia
Visando a continuidade dos seus trabalhos durante a fase de isolamento social, o Motivados Pelo Autismo Macaé (MOPAM) vêm realizando lives com variados temas e diversos profissionais da área através das suas redes sociais, Facebook e Instagram, contribuindo no desenvolvimento dos contemplados.
E, nesta segunda-feira (20), às 19h, haverá mais uma live, tendo como convidada, Berenice Piana, co-autora da Lei Federal dos Autistas e a pessoa que motivou a criação da Clínica Escola do Autista em Itaboraí.
Segundo Lúcia Anglada, uma das coordenadoras do projeto, a ideia das lives surgiu exatamente por conta da pandemia do coronavírus, onde a Caminhada de Conscientização do Autismo que aconteceria no último dia 05 de abril, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização, instituído pela ONU no dia 02 de abril, precisou ser cancelada, seguindo os decretos das medidas protetivas no combate à propagação do vírus.
“Nosso intuito virtual é passar a missão do MOPAM, o acolhimento das famílias acometidas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA); a divulgação e conscientização na sociedade macaense e a busca de políticas públicas para a mesma. Nas lives, todos os participantes aprendem sempre algo novo ou reforçam o que estavam fazendo e não tinham certeza se era válido. Como as lives são abertas ao público, acreditamos que tanto a sociedade civil quanto o Poder Legislativo e Executivo, tenham ciência das nossas ações e sabem que estamos presentes em Macaé para essa busca”, ressalta Lúcia.
Fundado em 2017, o projeto é coordenado por mães de crianças e adolescentes autistas buscando a construção de uma comunidade mais inclusiva, progressista e visionária aos seus filhos.
“A adesão tem sido ótima. Temos retorno de participantes de Macaé e de outros municípios que nos assistem. Famílias se sentem acolhidas e confirmam que estão todos unidos no mesmo barco, os profissionais aprendem melhor com o conteúdo envolvido e, as lives, acontecem gratuitamente. Muitos nunca tinham feito e me parecem bem felizes com esta ação, assim como estou”, pontua a coordenadora.
De acordo com Caroline Mizurine, o MOPAM inicialmente levantou a bandeira do Autismo por questões muito pessoais, fundamentada no fato dos nossos filhos serem autistas.
“Como o passar do tempo, os nossos discursos foram se adequando à busca pelo cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão, buscando a melhoria da qualidade de vida e a defesa dos direitos de todas as PCDs, independente do diagnóstico”, frisa Caroline.
Para participar das lives do MOPAM, que são abertas ao público, basta acessar o Instagram https://instagram.com/motivadospeloautismomacae?igshid=72di26hwej7.