Animais foram doados pela ABQM e serão usados para equoterapia em 11 estados e Distrito Federal
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta terça-feira (29.03), na Granja do Torto, em Brasília (DF), da cerimônia de doação de 41 cavalos para o programa Pátria Voluntária. Os animais, cedidos pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), em parceria com o Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), com a Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil) e com o MTur, serão distribuídos para 21 centros localizados em 11 estados e no Distrito Federal.
O evento contou com a presença da presidente do Conselho do Pátria Voluntária e madrinha da Ande-Brasil, Michelle Bolsonaro; do presidente da Embratur, Carlos Brito; do presidente da ABQM, Carlos Eduardo Auricchio; da presidente da Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA), Andrea Pontes; do presidente da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Pauluca Moura; e do vice-presidente da ABQM, Jonatas Dantas.
Os 41 cavalos serão distribuídos da seguinte forma: Distrito federal (7), Alagoas (2), Goiás (6), Mato Grosso Sul (1), Minas Gerais (4), Paraíba (2), Paraná (1), Rio Grande do Norte (2), Rio Grande do Sul (2), Rondônia (1), São Paulo (11), Tocantins (2). Na equoterapia, o cavalo é utilizado como recurso terapêutico no tratamento de dificuldades nas áreas cognitiva, psicomotora e socioafetiva. Para tanto, é realizada uma abordagem multidisciplinar que envolve profissionais de diversas áreas (educação, equitação e saúde, humana e animal).
“Quero agradecer à ABQM por esse lindo presente que vai fazer a diferença na vida de tantas crianças com deficiência e vai mudar a realidade social dessas crianças”, declarou Michelle Bolsonaro, presidente do Conselho do programa Pátria Voluntária. “Sou muito feliz de conviver com a família Ande, tenho um sentimento de pertencimento a essa entidade”, agradeceu.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou os números do turismo equestre no Brasil e toda a cadeia econômica que esse segmento movimenta. “Nosso país tem hoje quase seis milhões de cavalos e o setor gera 3,5 milhões de empregos, movimentando R$ 16 bilhões ao ano no nosso território”, explicou. “O cavalo Quarto de Milha é perfeito para equoterapia. Essa doação da ABQM vai ajudar muita gente”, explicou.
Para Veridiana Real, paratleta da ABQM, a equoterapia ajudou muito na superação dos limites impostos pela deficiência. “Gratidão à Deus porque na sela do cavalo Quarto de Milha superei as limitações motoras e de visão. Depois de longos tratamentos e várias cirurgias, o cavalo me conduziu até aqui. Só ele foi capaz de me proporcionar sensações e moções jamais vividas antes”, disse.
ABQM – A ABQM é a maior entidade de raça equina da América Latina (criadores, proprietários e plantel nacional). A entidade foi criada para oferecer estrutura para os interessados em investir na criação de animais dessa linhagem e oferece fomento para a criação de cavalos dessa raça através da promoção de eventos e apoio a associações afiliadas. A associação reúne 124.264 proprietários, 61.653 criadores; 41.703 associados e quase 650 mil animais registrados.
O presidente da ABQM, Carlos Eduardo Auricchio, ressaltou que o evento de hoje demonstra a força do cavalo e a determinação do criador do Quarto de Milha. “É um momento histórico. Estar à frente de uma entidade dessa grandeza nos leva a olhar para várias direções e promover grandes ações”, afirmou. “Além disso, nos faz perceber, cada vez mais, a necessidade de um setor cada vez mais estruturado”, concluiu.
ANDE – A Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil), sediada em Brasília (DF), foi fundada em 10 de maio de 1989 e é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial e terapêutico. A entidade oferece a equoterapia como meio de reabilitação, de educação e de inserção social para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
Por Portal Novo Norte