O ministro Tarcísio Gomes de Freitas com balisadores de aviões em Viracopos

Governo pretende diversificar a matriz de transporte com foco nos investimos em ferrovias e na cabotagem e também fortalecer a aviação regional

À frente de uma das pastas consideradas por investidores e empresários como uma das mais importantes do governo, que é o Ministério da Infraestrutura, o mestre em engenharia pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou em entrevista que deve entregar, em 3 anos e meio, uma “verdadeira revolução na infraestrutura do país”.
“Vou entregar daqui a três anos e meio uma estrutura de altíssima qualidade, muito melhor do que a que temos hoje, e isso vai melhorar a percepção do Brasil perante o investimento no interior e, com certeza, vamos atuar na redução dos custos”, explicou.

O ministro, que vem recebendo elogios de especialistas e investidores do setor, pretende como meta para este “processo de revolução” fazer um “reequilíbrio da matriz de transportes”. Nesta missão, segundo Tarcísio, a ideia é retomar investimentos no sistema marítimo-portuário, que deve entrar numa intensa agenda de concessões, retomando e redesenhando os projetos de ferrovias no país e, intensificando os investimentos e diálogos do governo para melhorar a estrutura aeroportuária, sem deixar de lado os milhares de quilômetros de rodovias do país, em que “ao menos 16 mil km devem ser concedidos pelo governo”.

Durante a apresentação de uma nova aeronave da Embraer, no aeroporto internacional de Brasília, ele disse o que deve sair em curto prazo no modal ferroviário. “Em ferrovias, já tivemos a assinatura do contrato da Ferrovia Norte-Sul em julho, que deverá estar com toda operação em um ano e meio, com investimentos da ordem de R$ 3 bilhões. Também teremos a ligação de Santos (SP) para Itaqui (RS), além da duplicação da capacidade da malha paulista, que é um importante vetor deste modal. Será um número considerável de investimentos, da ordem de ao menos R$ 30 bilhões, que devem fazer as ferrovias dobrarem sua participação na matriz de transportes.

Com relação ao transporte marítimo ele afirmou que “Este é um modal que deve crescer com taxas vigorosas no país e é um programa de investimentos novo do governo. Serão muitos investimentos no setor portuário, com novos terminais privados e a desestatização dos terminais existentes, com o controle das atuais Companhias de Docas para a Administração Privada, com uma perspectiva de ampliar consideravelmente e tornar viável a logística de transporte marítimo.

Nas rodovias, disse, nós temos dois grandes alvos, que são aquelas rodovias que ligam e atendem o agronegócio e a indústria, e as rodovias que ligam cidades importantes do Brasil. Então temos investimentos previstos em rodovias importantes para os negócios como a BR-163 no Pará, a BR-364 em Rondônia, e a BR-153 que liga Goiás a Tocantins. No caso da Via Dutra, o modelo favorece a transição e já está pronto, recebi o texto esta semana, e agora vamos fechar os últimos detalhes para colocar a consulta pública na praça e [a licitação] em andamento.

Na aviação, ele afirma que “nós vamos dedicar muito investimento na aviação regional e focar em mais desburocratização e mais desregulamentação. Então a gente vai reduzir a carga regulatória do setor. E vamos atuar para diminuir também o preço dos combustíveis, continuar assinando acordos de céus abertos e investindo muito nos equipamentos de aviação regional, para permitir chegar a mais cidades do interior e levar o serviço aéreo para cada vez mais cidadãos do Brasil.