Evento foi realizado nesta terça-feira (08) - Foto: Divulgação

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Macaé, ministrou a palestra “Vivência de Vida e Direção Defensiva no Trânsito”, no Forte Marechal Hermes, para a 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea Escola. A iniciativa contou com a presença de 74 militares nesta terça-feira (08) e teve como objetivo apresentar instruções sobre práticas seguras de condução e prevenção de acidentes envolvendo viaturas e motocicletas.

A palestra foi solicitada pelo Capitão Muniz, com o objetivo de cumprir um cronograma de instruções que visa promover maior segurança no trânsito. A abordagem abrangente da palestra concentrou-se em tópicos essenciais relacionados ao trânsito, incluindo a segurança de pedestres (com destaque para o Dia Internacional do Pedestre), a importância da segurança para motociclistas e direção defensiva na prática.

“É muito bom estar em uma organização de grande respeito, como o Exército Brasileiro, frente a militares considerados um exemplo. Eles podem ser multiplicadores de toda a troca de informações externadas. Sem dúvida, é um modelo a ser adotado. Tenho orgulho de poder colaborar com as forças armadas”, comentou o Coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana Leandro Aracati.

O público-alvo da palestra era diversificado, com 65% dos participantes na faixa etária de 18 a 20 anos. E, os 35% restantes, na faixa de 21 a 39 anos. Através de uma abordagem interativa e dinâmica, a palestra incorporou casos reais e vivências pessoais, o que enriqueceu a compreensão dos militares sobre a relevância das práticas seguras no trânsito.

O evento marca o início de uma série de iniciativas planejadas para melhorar a segurança viária dentro da unidade. Em outubro, está prevista a realização de um curso prático de “Direção Defensiva para Carro e Moto”, visando equipar os militares com habilidades concretas para enfrentarem os desafios do trânsito com responsabilidade e precaução.

“Essa colaboração entre a 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea Escola e a Coordenadoria de Educação para o Trânsito demonstra o compromisso com a segurança no trânsito e a busca pela redução de acidentes não apenas dentro da unidade, mas também como parte integrante da comunidade de Macaé. Agradeço à Secretaria de Mobilidade Urbana pela disponibilidade e atenção”, disse o Capitão Diego, comandante da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea.

Por  Glaucio A. Fernandes/ Secom Pref Macaé