Militares do Exército Brasileiro pediram que a população do bairro Mathias Velho, em Canoas, no Rio Grande do Sul, evacuasse a região na última terça-feira. A ordem de evacuação foi dada sob a alegação de que um dique havia rompido na região Metropolitana.

Imediatamente, os moradores, em estado de desespero, começaram a se retirar do local. No entanto, a informação dada pelos militares era completamente falsa. O dique permaneceu intacto, e a situação causou grande transtorno entre os residentes.

Diante do ocorrido, o Exército emitiu uma nota pedindo desculpas. “Militares que atuavam no bairro Mathias Velho souberam, sem confirmação, que um dique havia se rompido e imediatamente passaram a comunicar erradamente aos moradores da necessidade de evacuação das áreas consideradas em risco.” A nota ainda acrescenta: “Medidas administrativas foram adotadas para apurar rigorosamente os fatos. Os militares diretamente envolvidos foram afastados de suas atividades durante o processo de investigação.”