Com a proposta de colocar os estudantes como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, a Coleção Nautas, da Editora Edebê, da Rede Salesiana de Escolas, promove uma verdadeira viagem pelo mundo dos saberes e dos conhecimentos para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo.
Construída dentro das premissas do Sistema Preventivo Salesiano, onde são desenvolvidas as potencialidades da criança, a coleção atende a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, além de outros objetivos principais, como a sustentabilidade e a aprendizagem Maker e Steam. Sua estrutura é composta pelos livros de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Ensino Religioso e Ampliando Rotas, além de um kit de robótica com caderno exclusivo e uma pasta de produção textual.
A Coleção Nautas convida os alunos a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar, de forma interativa e contextualizada, diferentes itinerários para sua formação como um ser integral. Em parceria com a Modular Robotics, dos Estados Unidos, os cubos robóticos, conhecidos como “Cubelets”, proporcionam aos estudantes um aprendizado sobre robótica e pensamento computacional, a partir de atividades em contextos familiares, abrindo portas para a criatividade, alinhada aos currículos internacionais.
Educação Maker
A coletânea aposta na aprendizagem Maker e Steam como caminhos para desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a formação de cidadãos do século XXI. O “faça você mesmo” estimula nos alunos a busca de soluções criativas e o uso dos recursos disponíveis, podendo atuar, em contrapartida, como um suporte para o STEAM, em que é possível pensar na solução de problemas reais por meio de ações mais produtivas e sustentáveis.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Patrícia Certório, a coletânea possibilita que os alunos, professores e famílias sejam instigados, dando a oportunidade de criar soluções que contribuam para uma experiência de aprendizagem mais significativa e cidadã. “Oferecer ao aluno momentos desafiadores, ao explorar cada itinerário de aprendizagem, é respeitar sua individualidade, valorizar seu protagonismo, sua construção coletiva, seu desenvolvimento nas múltiplas habilidades e, assim, garantir suas competências, que são necessárias para a formação integral e para a construção de novas descobertas de aprendizagem”, pontua.
Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana