O ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira (22/6) que o BC acertou ao manter a taxa de juros inalterada
Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, expressou sua aprovação em relação à decisão do BC de manter a taxa de juros inalterada. Durante sua participação no evento Blockchain SP, em São Paulo, Meirelles destacou que a autoridade monetária está fornecendo segurança nas projeções inflacionárias e que a economia brasileira tende a apresentar um crescimento moderado, porém melhor do que o previsto no final do ano passado.
No entanto, o ex-ministro ressaltou a importância de monitorar os próximos resultados econômicos para prever a trajetória da inflação. Ele também levantou dúvidas sobre a capacidade do governo de arrecadar recursos suficientes para implementar o marco fiscal, que está em vias de aprovação no Congresso. Apesar das incertezas, Meirelles destacou que a inflação no Brasil está sob controle em comparação com outros países.
No comunicado divulgado após a reunião do Copom, foi mencionado que a possibilidade de redução da taxa de juros nos próximos meses dependerá dos dados futuros. No entanto, esse comunicado foi considerado duro por economistas, gerando dúvidas sobre o início do ciclo de cortes. O governo criticou o tom do comunicado, enquanto o presidente Lula, em viagem à Itália, afirmou que a autoridade monetária está agindo contra os interesses da economia. Internamente, a equipe da Fazenda expressou incredulidade em relação ao comunicado.
Por portal Novo Norte