Presidente da Sociedade de Tratamento Intensivo do Estado do Rio de Janeiro, Dr Joel Tavares Passos, que esta semana preside evento nacional na região dos lagos, esteve presente junto a Secretaria de Saúde do Estado, do Cremerj e outras importantes entidades, contribuiu com a elaboração do protocolo conjunto de tratamento de terapia intensiva a pacientes de coranavirus.
Após a reunião, o documento elaborado foi divulgado para todas as unidades de saúde de todo o país, orientando os procedimentos a serem tomados com pacientes suspeitos ou que estejam infectados com o Covid19.
O documento elaborado ocupando quatro páginas orientando as medidas de prevenção e controle da infecção, informa que foi em dezembro de 2019 que a Organização Mundial da Saúde (OMS), recebeu o primeiro alerta referente a uma série de casos de pneumonia de etiologia desconhecida na cidade de Wuhan, na China. Até março de 2020, 110.859 casos foram documentados em todo o mundo, mas a mortalidade já alcançava a mortalidade geral em 2,3% sendo 8% entre 70-79 anos e 14% acima de 80 anos.
Entre os pacientes internados nas unidades de terapia intensiva a mortalidade foi de 62% chegando a 81% nos pacientes que necessitaram de ventilação mecânica invasiva.
Dr Joel passos informou na sexta-feira à noite que as pessoas devem acompanhar as orientações divulgadas pelo farto noticiário pelas autoridades através da imprensa e evitar o máximo possível contatos com algum paciente infectado, procurando ficar isolado pelo período de 7 a 15 dias, evitando aglomerações.
Dr Joel Passos retorna a Macae na segunda-feira quando poderá dar outras informações a respeito de casos ocorridos em Macae.