Marinha alerta ressaca e ventos fortes até sábado

0
595
Defesa Civil alerta população e moradores de áreas vulneráveis, próximo a orla marítima, para que fiquem atentos- Wanderley Gil

Ondas com até três metros de altura, além de ventos fortes que podem chegar até a 88 quilômetros por hora

Às primeiras horas desta quinta-feira (1°), a Marinha do Brasil emitiu um alerta à população, relativo ao mar agitado e possível ressaca no litoral macaense. De acordo com as previsões, existe a possibilidade de ondas com até três metros, além de ventos fortes, de quinta a sábado (1° a 3), que podem chegar até a 88 quilômetros por hora. Um dos trabalhos da Defesa Civil de Macaé é monitorar a previsão do tempo para prevenir a ocorrência de desastres provocados por fenômenos naturais.

Apesar da Marinha do Brasil divulgar o boletim para que os navegantes sejam alertados, é importante que a população que vive em áreas de risco no município fique atenta em casos de chuvas fortes e agitação do mar, sendo consideradas áreas de risco aquelas regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e inundações.

As equipes da Defesa Civil estarão de plantão durante todo o período. Em qualquer situação de emergência, os moradores devem ligar para o número “199”, cujo plantão é de 24 horas.

Ainda de acordo com o órgão, a equipe está sempre de prontidão para atender as ocorrências. Mas a prevenção é fundamental para evitar tragédias. Alguns sinais podem indicar que o imóvel corre risco de desabamento. Em casos de rachaduras nos pisos ou paredes, estalos ou postes e árvores inclinados, recomenda-se que a pessoa saia de casa imediatamente e acione o órgão.

Os alertas preventivos emitidos são baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (SIMERJ), Laboratório de Modelagem de Processos Marinhos e Atmosféricos (LAMMA) da UFRJ e Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC).