Grito da Terra Brasil reúne 10 mil agricultores e causa bloqueios no Eixo Monumental
Cerca de 10 mil agricultores participaram na manhã desta terça-feira (21) da 24ª edição do movimento Grito da Terra Brasil em Brasília. A mobilização, promovida por grupos de esquerda, causou bloqueios no Eixo Monumental, provocando caos no trânsito. “Estamos aqui para exigir políticas públicas que favoreçam a reforma agrária e uma alimentação saudável”, declarou um dos líderes do movimento.
Devido à manifestação, duas faixas do Eixo Monumental foram fechadas para carros e liberadas apenas para os participantes, no sentido Esplanada dos Ministérios. O bloqueio gerou intensos congestionamentos nas vias S1 e N1, Eixo Rodoviário, W3 e Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). Motoristas enfrentaram dificuldades e foram aconselhados a buscar rotas alternativas.
Os manifestantes entregaram ao governo federal um documento com sugestões de medidas. A pauta inclui inclusão produtiva, práticas sustentáveis, financiamentos, assistências técnicas, proteção, produção, armazenamento, agroindustrialização e acesso a mercados. “Precisamos de regularização e crédito fundiário, além de melhorias na infraestrutura e no relacionamento internacional”, destacou outro representante.
O evento contou com a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). As reivindicações também abordam questões ambientais, políticas sociais e direitos humanos.
Por portal Novo Norte