Inep deve divulgar nas próximas horas dados referente a Macaé e região - Divulgação

No último domingo, candidatos realizaram a prova de linguagens, Ciências Humanas e Redação

Cerca de 3,9 milhões de estudantes realizaram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo (3), em todo o país. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse número corresponde a 76,9% do total de inscritos, que foi de 5,1 milhões em 2019.

O primeiro dia de exame também registrou outro recorde: 91% dos estudantes inscritos visualizaram o Cartão de Confirmação da Inscrição. Disponibilizado pelo Inep, o documento apresenta, entre outras informações, o local de provas dos participantes.

A primeira etapa foi composta por uma prova com 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, mais redação. Após o encerramento, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, comentou sobre o tema desse ano, que foi a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

“Era um assunto que permitia várias possibilidades. Nós esperamos que o candidato tenha conseguido elaborar um texto com argumentos racionais, tangíveis e bem escrito”, afirmou.

Sobre as 90 questões do primeiro dia do exame, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, destacou que a prova conseguiu cobrir toda a base curricular. “Teve uma grande quantidade de textos de poesias. Além disso, destaco a objetividade dos comandos das questões, que foram bastante técnicos”, afirmou.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 376 candidatos foram eliminados. O Enem de 2019 foi realizado com novas regras para garantir a segurança. A principal mudança foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. Nesse número, também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.

Ainda não foram divulgados o número de quantas pessoas compareceram aos locais de prova em Macaé e região. Segundo o Inep, 339.722 pessoas se inscreveram no Estado do Rio esse ano.

Em Macaé foram 6.613 inscrições. Já em Quissamã e Rio das Ostras, foram 617 e 5.205, respectivamente. No Norte Fluminense, o município com maior número de inscritos foi Campos dos Goytacazes, com 9.805.

No próximo dia 10, acontece a segunda prova, que será de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões) com duração de 5 horas.