Esta percepção pode estar embasada em grande parte nas decisões do STF que anularam decisões e mutas da Lava Jato.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Quaest para a Genial Investimentos revelou que 74% dos brasileiros acreditam que as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) estão ajudando a corrupção. O estudo ouviu 2.000 pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro e tem uma margem de erro de 2,2%.
Esta percepção pode estar embasada em grande parte nas decisões do STF que anularam decisões e mutas da Lava Jato. Isso inclui não fazer algumas empresas pagarem multas e cancelar processos de algumas pessoas importantes, como Lula, em 2021. Essas mudanças não agradam principalmente quem apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro e as pessoas que votaram em branco ou nulo em 2022. Entre esses grupos, 85% e 70%, respectivamente, não concordam com o que o STF está fazendo.
A pesquisa também mostra que mais pessoas estão insatisfeitas com o STF do que aquelas que acham que a Lava Jato foi eficaz no combate à corrupção, que são só 49%. Quando se trata de acompanhar as notícias sobre a Lava Jato, 15% das pessoas disseram que seguem de perto, 29% acompanham um pouco, 28% só ouvem falar e 28% não acompanham nada.
Esses resultados mostram que muitos brasileiros estão questionando o trabalho do STF na luta contra a corrupção no país. As ações do Supremo, especialmente as que favorecem políticos conhecidos, parecem ter causado essa impressão, mesmo que o objetivo seja fazer uma revisão “justa” dos casos.
Por portal Novo Norte