De 9 a 13 de maio, ministro da Infraestrutura estará reunido com representantes de fundos de investimento e bancos de fomento para apresentar a carteira de projetos de infraestrutura de transportes do Governo Federal

Na próxima semana, o modelo brasileiro de concessões e o balanço da carteira de projetos do Governo Federal serão apresentados pela delegação brasileira comandada pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a bancos e fundos de investimentos em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. O titular da pasta estará na cidade de 9 a 13 de maio para uma série de encontros com o objetivo de atrair mais investimentos privados para o setor.

O roadshow sobre o maior programa de concessões do mundo será uma oportunidade para impulsionar o processo de modernização multimodal que ocorre na infraestrutura de transportes do Brasil desde o início da gestão. Por cinco dias, Sampaio trará um panorama de ações que dão continuidade a uma série de projetos norteados por diretrizes que envolvem menos burocracia para novos investimentos, avanços importantes nas fontes de financiamento, nova modelagem nos contratos e práticas sustentáveis.

Desde 2019, foram leiloados 83 ativos e contratados aproximadamente R$ 100 bilhões em investimentos privados para os quatro modais de transportes, que devem gerar cerca de 1,5 milhão de empregos no decorrer dos contratos. Foram 34 aeroportos, 34 terminais portuários arrendados, seis ferrovias – duas concessões novas, um investimento cruzado e três renovações antecipadas – e seis rodovias. Para 2022, estão previstos R$ 110 bilhões em investimentos contratados e o leilão de 44 ativos.

Fazem parte da delegação brasileira a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do MInfra, Natália Marcassa, e o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann. Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia e do Ministério das Relações Exteriores também integram o grupo. A delegação deve se reunir com mais de 30 representantes de fundos investidores, bancos e instituições financeiras como a Global Infrastructure Partners (GIP), Itaú BBA, BTG Pactual, fundo soberano de Cingapura GIC e o fundo australiano Macquarie.

Leilões

Entre os destaques para 2022, está a sétima rodada de leilões de aviação, com a concessão de 15 aeroportos, incluindo o de Congonhas (SP), que conta com um dos maiores fluxos de passageiros do Brasil. O aeródromo faz parte de um dos três blocos que formam a rodada. Além dele, integram o grupo os aeroportos de Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG). O investimento previsto é de R$ 5,8 bilhões.

Os outros dois blocos da rodada são o de Aviação Geral, integrado pelos aeroportos de Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ), com previsão de investimento de R$ 560 milhões; e Norte II, formado pelos terminais aéreos de Bélem (PA) e Macapá (AP), com R$ 875 milhões em investimentos previstos.

No setor portuário, um dos que mais se modernizou e cresceu nos últimos anos, o principal projeto para este ano é a desestatização do Porto de Santos (SP), que seguirá o modelo da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), primeira desestatização portuária realizada no Brasil, finalizada em março. A iniciativa garantiu mais de R$ 335 milhões em investimentos privados durante a duração do contrato. Para 2022, estão previstos os arrendamentos de 19 terminais portuários e do Canal de Paranaguá (PR) e as desestatizações dos portos de São Sebastião (SP) e Itajaí (SC). Desde o início da gestão, já foram realizados 37 arrendamentos portuários, que garantiram R$ 6,1 bilhões em investimentos.

Com leilão marcado para 20 de maio, o projeto rodoviário da BR-116/493/465/RJ/MG, entre a cidade do Rio de Janeiro e Governador Valadares (MG), será um dos destaques do setor. Ainda estão previstos para este ano os projetos das BR-040/495/MG/RJ, principal ligação rodoviária entre Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), e do anel de integração do Paraná, com mais de R$ 44 bilhões em investimentos. No total, as concessões têm investimento previsto de mais de R$ 80 bilhões.

No setor ferroviário, e a renovação antecipada de contrato da FCA e da MRS, totalizando cerca de 10 mil quilômetros de malha ferroviária e com investimento na ordem de R$ 55,7 bilhões. Todos os projetos atendem à necessidade global e de mercado em combinar financiamento e a preservação do meio ambiente.

Eventos anteriores

Em novembro de 2021, a equipe do MInfra apresentou a transformação da infraestrutura de transportes brasileira a operadores mundiais e fundos soberanos de investimentos na Europa e no Oriente Médio. Por 10 dias, a equipe passou por Paris, Milão, Madri, Abu Dhabi e Dubai. Antes, em outubro do mesmo ano, a delegação esteve por cinco dias em Nova Iorque reunida com investidores, executivos de instituições e fundos financeiros para fazer um balanço do programa de concessões do MInfra.

Por Portal Novo Norte