Recentemente, moradores do Bosque Azul e do Brisa do Vale reportaram transtornos no abastecimento. Nova Cedae diz que sistema está normalizado.
Verão, altas temperaturas e tudo que o macaense gostaria é de poder ter água em suas torneiras. Só que, infelizmente, chega essa época do ano e o problema no abastecimento se torna um transtorno para muitos.
2020 começou com várias reclamações da população em relação à falta d’água. Uma delas foi no Condomínio Residencial Bosque Azul, na Ajuda de Baixo. A moradora Carla relatou a situação critica no local.
“Venho falar sobre a falta d’água aqui nos prédios da prefeitura do Bosque Azul. Desde o final do ano sem cair uma gota nas torneiras. O apartamento já é pequeno, não tem como armazenar água. Está uma situação horrível, não tem como fazer nada. Com criança pequena em casa, um calor e não ter uma gota de água. Totalmente falta de respeito com o ser humano”, relata.
Segundo a moradora, depois da nossa equipe entrar em contato novamente essa semana com ela, a situação no conjunto habitacional já havia sido restabelecida.
Não muito longe dali, no Condomínio Brisa do Vale, lar para mais de 900 famílias, na Ajuda de Cima, o problema segue sem uma solução definitiva. Somente no final de 2019, a nossa equipe publicou uma série de reportagens falando sobre o abastecimento na localidade.
“Como sabemos, Ano Novo, mas os problemas ainda são velhos e continuam os mesmos. Nós, moradores do Brisa do Vale, continuamos com o mesmo problema de abastecimento de água. No dia 1º, que seria o nosso abastecimento, nada de água. Temos que ficar toda hora ligando para os funcionários da Nova Cedae (nomes foram ocultados pela nossa equipe de reportagem) para que eles mandem água para a gente. Um problema que nunca acaba. Toda vez é isso. Temos que ficar implorando. Engraçado que no dia da leitura do hidrômetro eles aparecem no dia certinho”, conta Marcos Silva.
O morador questiona ainda algumas melhorias prometidas pela companhia. “E essas novas bombas que disseram que foram instaladas que iria resolver o nosso problema de abastecimento aqui? Pelo jeito nada foi resolvido, pois continuamos com a mesma novela de sempre”, desabafa.
“A Cedae, na semana passada, ficou quatro dias sem nos abastecer, mas regularizaram no domingo (5). Ela havia nos informado que, após a instalação das novas bombas, a situação do Brisa do Vale iria regularizar, mas continua irregular”, relata o morador Emerson.
A nossa equipe de reportagem procurou a Cedae no início dessa semana. Em nota, ela informou que, em relação ao condomínio Bosque Azul, equipe constatou que o mesmo encontra-se abastecido.
Já em relação ao Brisa do Valle, uma equipe esteve no domingo (5), no local para reforçar o abastecimento, fornecendo 751 metros cúbicos de água. Na segunda-feira (6), pela manhã, técnicos retornaram ao local e verificaram que o mesmo estava abastecido.
Denuncie o problema
Com o aumento nas reclamações referentes ao abastecimento, o jornal O DEBATE está criando um canal com os seus leitores. Quem estiver com problemas referente a água, pode enviar uma mensagem pelo WhatsApp: (22) 99609-9064. Na hora é importante, além de informar há quanto tempo o problema está acontecendo, o nome e o endereço completo. Esse contato também poderá ser usado para outras denúncias.