Macaé sediará Encontro de Mulheres Petroleiras

0
736
Conceição de Maria, Diretora do Sindipetro-NF, espera que o evento possa consolidar a luta das mulheres petroleiras

Com o intuito de incluir a população local, o encontro será aberto ao público

Nesta sexta-feira (29) e sábado (30), o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) promove o Encontro das Mulheres Petroleiras, em sua sede em Macaé. Com o tema “Meu Lugar de Fala!”, o evento reunirá trabalhadoras e trabalhadores do setor do petróleo privado e da Petrobras, aposentadas, pensionistas, mas também é aberto às mulheres da comunidade interessadas em participar.

“O evento significa consolidar a luta das mulheres petroleiras que se reúnem desde 2012 por meio de um Coletivo. A partir daí começamos a realizar os Encontros Nacionais todos os anos e cabe a cada sindicato promover um encontro regional e unificar o diálogo com as mulheres daquela região”, comentou a diretora Conceição de Maria.

Sexta, o evento começará às 18h e no sábado 30, vai das 8h às 18h. Integram a programação do Encontro mesas com os temas “Geopolítica do petróleo”, “Equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, “O papel da mulher na sociedade x representatividade”, “Gênero e Trabalho” e “Mulheres e ambiente de trabalho”, além de atividades lúdicas e mesa política com análise de conjuntura.

A programação também inclui oficinas de artesanato, pintura e redes sociais. O Sindipetro-NF disponibilizou na internet um formulário para inscrição no evento, onde as mulheres mães poderão informar se vão trazer seus filhos e qual a idade deles. A intenção é ter atividades recreativas para as crianças.

“Na conjuntura atual só nos resta lutar. Os movimentos sociais estão sangrando por dentro. O atual governo descaracteriza toda a luta pelos direitos humanos e toda mobilização social remete à permanência dos direitos humanos. Essa conjuntura nos leva, mais do que nunca, a nos juntar, trocar experiências e nos fortalecer”, disse Conceição.

O Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras acontece anualmente e neste ano acontecerá entre os dias 5 e 7 de abril em Vitória, no Espírito Santo.

Encontro das Mulheres Petroleiras acontece na sede do Sindipetro-NF

PROGRAMAÇÃO

Dia 29 (sexta-feira)

16h às 19h – Recepção e Credenciamento
18h – Abertura – Apresentação Artística

18h15 – Mesa 1:
Representante do Coletivo de Mulheres da FUP – Andressa Debons
Representante da CUT Nacional – Annyelli Nascimento
Representante da CTB – Katia Branco
Representante do Sindipetro – Tezeu Bezerra
Representante do Coletivo Enegrecer – Carine Passos
Representante do Conselho dos Direitos das Mulheres – Adriana Leclerc
Representante do MST – Luana Carvalho
Representante da UNEGRO – Fernanda Machado

19h15 – Mesa 2: Geopolítica do Petróleo – Carla Ferreira (Socióloga, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina, pesquisadora do Ineep)
20h30 – Coquetel

Dia 30 (sábado)

8h30 – Caminhada – Bloco da Resistência – (Calçadão Rui Barbosa)
9h30n – Mesa 3: Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Simone Aziz (Psicanalista membro da Escola Letra Freudiana; Psicóloga com graduação e Especialização em Psicanálise pela UFF(Universidade Federal Fluminense)
Luana Bonone (Jornalista , doutoranda em Comunicação e Cultura pela UFRJ e integrante do Centro de Estudos e Mídia Barão de Itararé)

10h45 – Intervalo
11h – Mesa 4: O papel da mulher na sociedade x representatividade
Eliane Potiguara ( Indicada em 2005 ao Projeto Internacional “Mil mulheres ao Prêmio Nobel da Paz”, é escritora, poeta, professora, formada em Letras (Português-Literatura) e Educação, , brasileira, fundadora do GRUMIN/Grupo Mulher-Educação Indígena)
Nilza Valéria Zacarias (Jornalista, especializada em comunicação comunitária e desenvolvimento transformador. É coordenadora da Frente dos Evangélicos pelo estado de Direito).

12h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Mesa 5: Gênero e Trabalho
Barbara Bezerra (Técnica de Segurança da Petrobras, Formada em Ciências Sociais pela UFRN e Mestranda em Antropologia Social pela UFRN)
Monica Paranhos (Professora Doutora e pesquisadora de Memória Operária do rio de Janeiro – IFCS/UFRJ)

15h – Oficinas
Oficina Africa – Nobreza Africa (Beth Medeiros)
Oficina de Decoupagem de latas (Aldineia Alves)
Oficina uso das redes sociais – Instagram/facebook (Fernanda Viseu)

16h30 – Intervalo
16h45 – Mesa 6: Mulheres e ambiente de trabalho
Moara Zannetti (Assistente Social na Petrobras. Atuou na politica de Saúde Mental, e em ONG nas favelas do Rio de Janeiro. Atualmente dirigente do Sindipetro-RJ).