Foram emitidas mais de 3 mil autuações à SIT este ano - Foto: Assessoria Mobilidade Urbana

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, visitou a Secretaria de Mobilidade Urbana, nesta segunda-feira (27), para acompanhar o andamento do processo para a nova licitação do transporte público. Ele pediu agilidade em relação ao processo, por conta do aumento de problemas relacionados aos ônibus da concessionária que atendem à população do município. Ao longo deste ano, foram emitidas pela secretaria mais de 3.000 autuações à concessionária por diversos descumprimentos no serviço prestado aos usuários do transporte público.Mesmo a concessão terminando só em 2025, o prefeito Welberth Rezende foi taxativo ao falar sobre a SIT, incluindo a concessionária no rol dos problemas herdados de governos anteriores, como Cedae e BRK.

“Trabalhamos bastante com a fiscalização, conseguimos aumentar o número de ônibus, encontramos a cidade com 105 ônibus rodando aproximadamente e colocamos para 185, aumentamos em 80 ônibus. Avançamos também com a readequação de 12 linhas de ônibus. Apertamos a fiscalização: foram dadas mais de três mil autuações à concessionária. Mas, mesmo assim, a empresa não consegue entregar um trabalho digno para a população. No meio desse ano, abrimos o processo de licitação, mesmo tendo o prazo de vigência do contrato da SIT até 2025, assinado pelo ex-prefeito. Pelo péssimo serviço apresentado à população, abrimos a licitação. O processo está andando e segue as questões legais para avançarmos com a licitação do transporte”, pontuou Welberth Rezende.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, informou que o projeto básico da nova licitação do transporte está sendo concluído, com bastantes melhorias em seus itens para a população.

“Um projeto que visa atender a população da melhor maneira possível. A parte mais demorada já passou, que é a elaboração desse projeto, o período de referência. Agora, ele vai começar a tramitar fora da secretaria. Tudo isso para fazer o máximo esforço para tentar melhorar o transporte público da cidade, fazendo uma nova licitação e tirando a SIT que não vem prestando um bom serviço na cidade”, disse Jayme Muniz.

O processo da nova licitação para o transporte coletivo urbano segue, agora, para outros órgãos da Prefeitura de Macaé e os trâmites legais, com a realização de audiências públicas. Participaram também da reunião com o prefeito o Coordenador Geral de Transportes, Luiz Carlos Moreira e o coordenador de Planejamento e Transportes, Vinícius Gonçalves.

Por Catarina Brust/ Pref. de Macaé