Gestoras de Macaé, Rio das Ostras, Niterói e Bom Jesus, com a subsecretaria Glória Heloísa - Foto: Divulgação

A coordenadoria de Políticas para as Mulheres e o Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher “Pérola Bichara Benjamim”), órgãos responsáveis por elaborar e executar as políticas públicas para as mulheres em Macaé, ligados à estrutura da secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade, participaram, na sexta-feira (11), do Encontro de Mulheres, na Federação do Comércio, Bens e Serviços (Fecomércio), no Rio de Janeiro.

Organizado pela subsecretaria de Estado de Políticas para as Mulheres em parceria com a Fecomercio, o encontro promoveu a troca de experiências acerca das políticas em favor das mulheres que são executadas pelos Ceams municipais e o lançamento do projeto “Mulheres plurais”, lançado pelo SescRio, em parceria com Fecomércio e subsecretaria estadual de políticas para as mulheres. 

O evento, que contou com as presenças da subsecretária estadual de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro, Glória Heloiza, da gerente de Assistência do Sesc, Thaís Castro, e da deputada federal Rosângela Gomes, reuniu representantes de 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Jane Roriz e Adriana Leclerc, coordenadoras de Políticas para as Mulheres/Ceam e do Espaço Mulher Cidadã, respectivamente, representaram Macaé.

Roriz ressaltou a importância de participar de um evento plural como foi o encontro no Fecomércio.

– Recebemos o convite do Estado e a indicação do gabinete do nosso prefeito Welberth Rezende, para representar nosso município, o que muito nos honrou. Participar de um evento plural que reuniu os Ceams municipais para que pudéssemos pensar juntas em políticas públicas mais efetivas, trocar ideias, experiências, levando em consideração as boas práticas de cada município, foi deveras importante. Durante o evento nos questionamos com a pergunta: Quais são as próximas conquistas que você deseja para as mulheres? Então, concluímos que seguiremos fortalecendo as conexões entre a rede de proteção e atendimento à mulher em situação de violência do nosso Estado –, destacou.

Completando, Jane explicou que a atividade desta sexta-feira foi feita por conta da subsecretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, vinculada à secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, para a discussão sobre as violências impetradas às mulheres. “Cada município levou os números das atividades executadas e nós informamos que Macaé também formulou intensas atividades pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08.

Mulheres Plurais – O projeto Mulheres Plurais lançado pelo SescRio tem o olhar para as demandas sociais da mulher nas questões da violência. Conta com a parceria de mulheres artistas, artesãs e produtoras de conhecimento, para promover mesas-redondas, palestras, lançamentos de livros, feira cultural, espetáculos de teatro e dança, cinema e clube de leitura. “Participamos da Roda de Conversa “A Mulher que eu fui, sou e quero ser”, que leva à refletir sobre o passado, presente e futuro na construção histórica do ‘ser’ mulher.

Comunicação Desenvolvimento Social

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA

Macaé, 14/03/2022.