Foto: Divulgação

O encontro vai reunir diferentes atores do ecossistema de inovação para a indústria do petróleo, a fim de compartilhar informações e gerar networking

A cidade de Macaé receberá, pela segunda vez, um evento direcionado para a inovação e desenvolvimento offshore. Nesta segunda edição, a temática será a Infraestrutura de Tecnologia no O&Gcujo propósito será apresentar e debater sobre os tipos de infraestrutura tecnológica (LTE – 5G – CLOUD, entre outras) são capazes de oferecer uma rede de comunicação inovadora, a fim acelerar o processo de transformação digital e inserção de inovações na indústria de óleo e gás, visando o alcance de novos padrões de produtividade, eficiência e segurança ocupacional.

O encontro será realizado quarta-feira, dia 02 de agosto, no Royal Atlântico Macaé, na Praia dos Cavaleiros, das 8h às 18h. Direcionado aos empresários, gestores das empresas que atuam no setor de óleo e gás (Operadoras, EPCistas, Grandes e Pequenos Fornecedores de bens e serviços) e startups, o Macaé Offshore Innovation visa apresentar soluções inovadoras do segmento, assim como promover o acesso destas empresas ao ecossistema de inovação offshore.

De acordo com os organizadores do evento que fazem parte da empresa HDI – Habitat da Inovação, Macaé tem potencial para ser o grande celeiro de desenvolvimento de inovação e tecnologia para atividade offshore: “Na primeira edição do Macaé Offshore Innovation tivemos 100 pessoas presentes, com 15 empresas distintas apresentando painéis sobre inovações dedicadas ao O&G, além da apresentação dos programas de Open Innovation e fomento para incentivar o processo inovador”, e ainda, complementam: “Ocupamos a lacuna da ausência deixadas pela Feira Brasil Offshore, cuja última edição foi em 2019, revigorando as discussões sobre a presença das iniciativas de inovação e tecnologias voltadas para aumentar a conectividades das atividades e operações em alto mar”.

Ainda segundo os organizadores: “A expectativa é que as atividades de interação fomentem novas parcerias entre quem demanda/fornece tecnologia e quem financia, pois, a inovação depende de redes interativas através de conhecimento e financiamento”, afirmam.

Nesta edição, o painel de abertura será com a presença da ANATEL, NOKIA, JEVIN e FORTE TELECOM para um debate sobre a conectividade no Offshore: O 5G e outras conexões de comunicação. Na sequência, empresas como OCYAN, PETROBRAS, TECHONOMAR, MIDSIM, ENDSERV, entre outras, apresentam sobre a visão sobre infraestrutura de tecnologia no Óleo & Gás –  desafios, oportunidades e soluções. Demais empresas envolvidas nas atividades de apoio e suporte ao O&G também estão presentes para apresentarem sua contribuição: Adail Costa, JFM e Gávea Offshore Group. As inscrições estão sendo realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/macae-offshore-innovation/2078117

A novidade deste ano é a parceria com a FIRJAN para o lançamento da 8ª edição do Anuário do Petróleo no Rio 2023, apresentando a publicação que traz uma visão panorâmica sobre os macrotemas de Exploração, Produção, Abastecimento e Reflexos Socioeconômicos do mercado de Petróleo e Gás no Rio com previsão para início às 16:00, contará com a presença da ANP, EPE e PETROBRAS, inscrições através do link: https://www.firjan.com.br/eventos/lancamento-do-anuario-do-petroleo2023-em-macae-1.htm

O Presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira destaca a importância da realização do evento: “Macaé vem batendo recorde na geração de empregos, estando desde setembro de 2020, no auge da pandemia, com saldos positivos consecutivos. E, claro, isso se deve em grande parte ao mercado de petróleo e gás, que vem se revitalizando com a chegada de novos operadores. Por isso eventos como este são de suma importância, não só para movimentar o mercado, como também nos atualizarmos das tendências relacionadas à integração energética”

Vale ressaltar que o evento está sujeito a lotação e é presencial. O Habitat da Inovação é uma aceleradora de inovação com propósito de difundir tecnologias e inovações, além de promover o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação nos segmentos de Óleo, Gás e Energias Renováveis.

Por Jornalista Alysson Nogueira