Cidade alcança maior controle sobre taxa de ocupação de leitos de CTI o que permite nova fase menos restritiva
A nova abordagem ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus, definida pelo prefeito Dr. Aluízio nos últimos 15 dias, permite Macaé a iniciar nesta semana uma nova fase menos restritiva as atividades comerciais locais, porém ainda em estágio de alerta devido ao alto índice de contágio local da doença, assim como do número de óbitos por COVID-19.
Seguindo como o termômetro principal a taxa de ocupação de leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) para casos graves da doença, atualmente em 45%, o prefeito dinamizou o acesso da população aos testes que indica contato e contágio do Coronavírus, condicionados a flexibilização do comércio, uma iniciativa capaz de efetivar o controle sobre a doença, sem que ocorra intervenções emergenciais mais severas na rotina da sociedade.
Enquanto outras cidades do Estado ainda vivem a fase do “LockDown” e o encaminhamento para o pico de novos casos, Macaé mantém as flexibilizações iniciadas há cerca de dois meses, ao identificar o perfil de pacientes que ocupam os leitos de CTI, como o estágio de evolução dos casos graves, o tempo de reação a medicações, além do nível de recuperação e também de confirmação de óbitos.
Essa nova rotina tem como marca o dia 17 de junho, que marca o início da testagem da população em mutirões. Desde então, cerca de 3 mil pessoas foram avaliadas pelas equipes da Saúde que visitaram o Parque Aeroporto, Barra, Aroeira e Lagomar.
De forma concomitante, o município manteve a realização de exames no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba para os profissionais dos setores da economia já liberados, além do atendimento a casos suspeitos acolhidos pelo Centro de Triagem montado no Posto de Saúde Jorge Caldas.
Com essa dinâmica, Macaé inova ao assumir um controle mais direto sobre a evolução do Coronavírus, baseada em duas ciências, a humana e a exata. “Melhorando os indicadores na busca de um retorno consciente. Não há gratidão que seja suficiente a todos os profissionais envolvidos. Muitos adoeceram, até morte tivemos. Mas ninguém desistiu! E não vamos desistir”, afirma o prefeito Dr. Aluízio.
Governo mobilizado
Enquanto a Saúde foca no enfrentamento ao Coronavírus, e nas ações de acolhimento aos pacientes, o diálogo junto as demais instituições e classes que representam os setores também impactados pelo cenário de pandemia é mantido pelo governo, de forma mais estratégica. O que vem surtindo um efeito importante para a fase de recuperação da cidade.
Em meios aos aspectos clínicos e médicos, que dão o norte sobre as principais decisões gerais, o governo amplia a integração junto a áreas que também fazem parte do cotidiano da cidade, importantes para amenizar a complexidade de um cenário de pandemia.
“O diálogo fundamenta as ações de apoio às estratégias de enfrentamento ao Coronavírus. Temos um prefeito humano em toda a sua essência. E por mais que decisões sejam difíceis neste momento, a aflição nos ajuda a compreender as nossas fragilidades e nos une em um propósito maior: o de ajudar Macaé a sair dessa”, afirma Léo Gomes, secretário de Relações Institucionais.