Macaé entrega 700 certificados para alunos do Cetep e do Centro de Idiomas

0
707

O órgão oferece 27 cursos com 1.100 alunos.

A Prefeitura de Macaé, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), formou mais 680 cidadãos, entre homens e mulheres, de 31 turmas de 25 cursos oferecidos, gratuitamente, e mais 18 alunos do curso de Inglês do Centro Municipal de Idiomas (CMI), totalizando 698 concluintes de diversas áreas. A solenidade de formatura foi realizada, na noite desta segunda-feira (23), no Auditório Claudio Ulpiano, no Bloco A, da Cidade Universitária, que lotou com os novos profissionais, parentes e amigos que foram prestigiar a nova fase na vida deles.

Os formandos são pessoas como Érica Souza, moradora do bairro Riviera, e Igor Santos, do Lagomar, que estão implementando seu próprio negócio depois que concluíram o curso Artes em Tecido e Linhas Feitas à Mão. “Fiz o curso para gerar renda mesmo por conta própria porque trabalho em casa e facilita a minha vida. Divulgo tudo pelas redes sociais e os clientes vão só aumentando”, disse ela. Igor também está investindo na divulgação virtual dos seus produtos como toalhas de prato, de mesa, capas de galão d`água e outros. “A demanda só aumenta. Comecei no negócio depois que fiz o curso do Cetep. Muito bom e recomendo”, disse.

A entrega dos certificados foi feita pelo secretário municipal de Educação, Guto Garcia; a secretária de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes; a gerente do Supermercado Extra, unidade dos Cavaleiros, representante dos parceiros do Cetep, Adriana Barcelos; e o representante do Sindicato Patronal dos Cabeleireiros do Norte Fluminense, Sérgio Orah, que compuseram a mesa da cerimônia.

“Em 2007, quando fui secretário de Ciência e Tecnologia, criei o Cetep e, hoje, são quase 40 mil pessoas formadas, com curso de capacitação que geram renda para elas e as suas famílias. A prefeitura investe na Educação integrada dos 2 anos até a pós-graduação e transformou Macaé na Cidade do Saber e do Conhecimento. Vocês que se formam hoje estão de parabéns e a equipe do Cetep também que se dedica a este importante trabalho”, destacou Guto Garcia.

O secretário falou aos formandos que a prefeitura oferece, também gratuitamente, cursos de Inglês e Espanhol no CMI; o Pré-Vestibular Social para quem quer se preparar para cursar uma faculdade; o Colégio de Aplicação (CAp) de Ensino Médio; a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) com quatro cursos de graduação (Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática); a rede pública municipal de ensino que atende 42 mil alunos em 106 escolas, sendo 25 inauguradas neste governo e outras oito que estão sendo construídas e serão entregues à população no ano que vem. “É tudo gratuito para todos. Aproveitem, façam novos cursos, pois, não existe nada melhor do que estudar, ampliar conhecimentos, se formar e trabalhar”, enfatizou Guto Garcia.

Leandra Lopes disse que os novos formandos dos cursos de beleza já praticam o novo currículo com a realização de estágios, fruto da parceria com o Sindicato de Cabeleireiros. “Essa vivência prática é fundamental para os alunos serem inseridos no mercado de trabalho e vamos aprimorando os cursos a partir de parceiros que, como vocês, alunos, são fundamentais para o Cetep existir, além da equipe que trabalha intensamente, sem medir esforços, para estarmos aqui, hoje, formando mais uma turma”, comemorou a secretária.

A secretária do Cetep explicou que, atualmente, o órgão oferece 27 cursos com 1.100 alunos. Destes, não receberam o certificado nesta segunda as turmas dos cursos de Auxiliar de Saúde Bucal e de Ensino a Distância (EAD) de Marketing Digital, cujas aulas estão em andamento, assim como os de alguns cursos de beleza porque estão em fase de conclusão das aulas práticas em salões que têm parceria com o Cetep. Segundo Leandra, somente após o término dessas aulas eles receberão o certificado de conclusão do curso.

O Cetep é vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria Municipal de Educação, e, entre os cursos, estão o de barbeiro, manicure e pedicure, panificação e confeitaria, informática básica, costura para iniciantes e outros. Para saber mais sobre o órgão e os cursos ofertados basta acessar o Portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br/cetep/conteudo/titulo/sobre-os-cursos-do-cetep.

CMI – Danúbia Helena Alves de Paula, moradora do Parque Aeroporto, foi uma das concluintes do CMI. Para ela, fazer o curso de Inglês com qualidade e gratuitamente foi uma grande oportunidade para a sua vida. “O curso é um aprendizado de verdade, com professores dedicados. Nós conseguimos aprender bastante desde o primeiro ano. Este certificado vai agregar valor ao meu currículo na hora de competir no mercado de trabalho”, destacou ela, que estudou no Colégio Irene Meirelles e, atualmente, cursa faculdade de Administração.

O CMI é vinculado à Superintendência Acadêmica da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e as aulas acontecem no Cetep, que funciona à Rua Alfredo Backer, 363, no Centro da cidade.