Evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de março, no Centro de Convenções de Macaé
A edição 2026 do Macaé Energy já está em movimento e dá início oficial ao seu pré-lançamento na próxima quarta-feira, 28 de janeiro, a partir das 08h30, no Hotel Royal Palace Macaé. A apresentação acontece em um ambiente estratégico de diálogo com o mercado, durante a programação do encontro “Perspectivas Econômicas de O&G para 2026”, promovido pela Rede Petro-BC em parceria com o Sebrae, reunindo lideranças empresariais, entidades setoriais e profissionais para discutir os rumos da indústria de óleo e gás.
Durante o encontro de apresentação, empresários, empresas e participantes irão acompanhar as análises e estratégias sobre o futuro da indústria, com destaque para a participação da Petrobras, que detalha seu Plano de Negócios 2026–2030, e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), responsável por traçar o panorama econômico dos mercados de óleo, gás e energia no país. O debate contará ainda com a presença de Felipe José de Loire Barreira, gerente de SMS da UN-BC da Petrobras.
O pré-lançamento traz uma prévia dos principais eixos temáticos, das oportunidades de negócios e dos debates estruturantes que estarão em destaque no Macaé Energy 2026. O evento acontece de 17 a 19 de março, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé.
Com expectativa de 15 mil participantes, o Macaé Energy 2026 chega ampliado e mais robusto. Serão 30 horas de conteúdo técnico, distribuídas em 7 painéis temáticos e 5 palestras, além de uma feira de negócios com 10 mil metros quadrados e cerca de 50 expositores. Entre as empresas e instituições já confirmadas estão: Prio, Equinor, Firjan, Rede Petro, Transforma, Tess Brazil, Armazém Offshore, Viferro, Tecnogera, Atlas Copco, Hidropartes e SLB, fortalecendo a diversidade de soluções e fornecedores presentes no evento. Outro destaque da programação é o Rede de Oportunidades, que em 2025 promoveu mais de 300 reuniões de negócios, sendo cerca de 100 com micro e pequenas empresas. Segundo os organizadores, para este ano, a meta é alcançar 400 reuniões, ampliando a conexão entre grandes players e fornecedores locais. O crescimento também se reflete no congresso: após reunir cerca de 2 mil participantes em 2025, a meta para 2026 é alcançar 4 mil congressistas, consolidando Macaé como polo estratégico de debates sobre energia, óleo e gás. Para Fátima Facuri, CEO do Grupo Open Brasil, realizadora do Macaé Energy, o encontro consolida o papel estratégico da cidade no cenário nacional. “A energia é a força que move o mundo e Macaé é o coração pulsante dessa força. É uma oportunidade em que a inovação e a expertise se encontram para moldar o futuro da energia no Brasil”, pontua.
O Macaé Energy 2026 tem a realização do Grupo Open Brasil, com organização da Firjan e parceria estratégica da Rede Petro-BC e Prefeitura de Macaé. O evento conta com o apoio institucional da Abemi, Abimaq, Abeam, Abitam, ABPIP, ATGas, EPE, IADC Brazil, IBP, Instituto Macro, ONIP e Syndarma.
Programação completa com lançamento oficial do Macaé Energy
08:30 – Recepção e Credenciamento
Abertura do evento e recepção dos participantes.
09:00 – Palavras de Abertura
Realizadores: Sebrae e Rede Petro-BC.
09:25 – Apresentação FIRJAN
Karine Fragoso – Gerente Geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan
09:45 – Apresentação Petrobras
“Bacia de Campos 2026 – 2030: Perspectivas e Oportunidades para a Unidade da Bacia de Campos” – Palestrante: Gerente Felipe José de Loire Barreira UNBC Petrobras.
Expectativas da Petrobras para empresas fornecedoras.
Oportunidades e visão estratégica para a UN-BC.
10:15 – Perguntas e Respostas
Interação direta com o palestrante para esclarecimento de dúvidas e discussão de oportunidades.
10:30 – Lançamento Macaé Energy
Prefeitura, Firjan e Grupo Open Brasil
10:50 – Encerramento e Coffee Break (Networking)









