Ceam Itinerante levará atendimento às mulheres nos bairros, distritos e assentamentos - Foto: reprodução internet

“Em Mulheres me Inspiro, por Mulheres eu Luto!”. Com este lema, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim estará mais próximo de todas que precisem do serviço, com o lançamento do Ceam Itinerante, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O projeto é um marco no município e a equipe iniciará o atendimento na Praça Veríssimo de Mello, no Centro, passando por seis lugares até o dia 24, sendo três bairros, dois distritos da região serrana e um assentamento rural.

A programação é para anotar na agenda e continua no dia 10 de março, quando o Ceam Itinerante estará no Espaço Cria Sana, no distrito do Sana; dia 16, no Cras e UPA Lagomar; dia 17, no Assentamento Cabiúnas; dia 13, no Cras Aroeira; e, no dia 24, no distrito de Córrego do Ouro. Por onde passar, o Ceam Itinerante vai orientar a mulher sobre o que fazer em casos de agressão física ou mental, o que é violência doméstica, feminicídio, o que diz a Lei Maria da Penha e outras informações sobre seus direitos. A coordenadora Geral de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, explicou que, a cada dia, haverá serviços gratuitos ofertados à mulher, porém, essa programação ainda está sendo definida junto a outros órgãos que compõem a rede de proteção à mulher no município.

A equipe do Ceam Itinerante irá até as mulheres, independente de classe, raça, etnia, orientação sexual (lésbicas, travestis, transexuais e transgêneros de identidade feminina), como já é realizado o trabalho na sede com fácil acesso aos serviços especializados. O Ceam funciona à Rua São João, 33, no Centro de Macaé. A equipe oferece acolhimento e acompanhamento interdisciplinar (social, psicológico, pedagógico e de orientação jurídica).

O contato também pode ser feito pelo telefone fixo (22) 2796.1045 ou celular (22) 99817.0976 ou, ainda, via o email ceam@macae.rj.gov.br. A rede de proteção à mulher de Macaé é composta, além do Ceam, pelos seguintes órgãos: Juizado de Violência Doméstica (JVD), Defensoria Pública, Ministério Público; Área Técnica de Vigilância à Violência (Atavi); Curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana, 32° Batalhão da Polícia Militar (Patrulha Maria da Penha / Guardiões da Vida), 123° Delegacia de Polícia Civil, Instituto Médico Legal (IML), Secretarias Municipais de Mobilidade, de Ordem Pública (Patrulha Maria da Penha / GM), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito das Mulheres da Universidade Federal Fluminense (Nupedim/UFF), Programa Municipal Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde, entre outros.

* Jornalista: Elis Regina Nuffer \ Prefeitura de Macaé \ Secretaria de Comunicação Social – Coordenadoria de Jornalismo