Dados atualizados nesta sexta-feira (15) pela equipe epidemiológica da secretaria de Saúde de Macaé indicam a evolução do contágio local do Coronavírus registrada ao longo dos últimos dois meses.
E os números indicam que a cidade atingiu 5% na taxa de mortalidade ocasionada pela contaminação do vírus COVID-19.
Destes óbitos, 90% dos pacientes são da faixa etária acima de 60 anos. A análise indica ainda que em 95% dos casos, as pessoas apresentavam comorbidades prévias.
Nesta sexta, a prefeitura confirmou mais quatro óbitos provocados pelo Coronavírus, o que eleva para 20 o número de mortes registradas na cidade pelo vírus.
Os novos óbitos confirmados são de dois homens de 82 anos e 64 anos, além de uma mulher de 61 anos, que apresentavam comorbidade e estavam internados no HPM no início deste mês. E ainda uma mulher de 92 anos, residente em Macaé, que apresentava comorbidade e estava internada no Hospital Militar no Rio de Janeiro em abril.
A prefeitura informou também que a taxa atual de ocupação dos 70 leitos de terapia intensiva no SUS, destinados ao tratamento dos pacientes graves do Coronavírus está em 30%.
Panorama do COVID-19 em Macaé
Os dados da equipe epidemiológica da prefeitura apontam ainda que, em dois meses, o Centro de Triagem do Doente do Coronavírus atendeu 8,1 mil pessoas.
Deste total, 1.022 pacientes apresentaram sintomas e foram testados para COVID-19. No entanto, 40,7% dos resultados deram positivos.
Já passaram pelas barreiras sanitárias instaladas nos três principais acessos da cidade, 216.182 pessoas, sendo que 8.498 foram obrigados a retornar ao município de origem. Outras 200 pessoas foram encaminhadas com sintomas respiratórios para avaliação no Centro de Triagem.