Arquipélago de Sant'Anna

O fotógrafo Romulo Campos realiza exposição na Galeria Hindemburgo Olive

Consagrado fotógrafo da cidade reúne seus trabalhos e mostra mais uma vez o seu talento ao público de Macaé e Região. Trata-se do fotógrafo macaense Romulo Campos, que inaugura nesta quinta-feira (27) a exposição “Luzes de Sant’Anna”, na Galeria de Arte Hindenburgo Olive, recebendo por lá os abraços e parabéns do público a partir das 19h30.
‘Luzes de Sant’Anna’ são fotografias do nascer do sol tendo como pano de fundo o Arquipélago de Sant’Anna, sendo o mais novo trabalho do fotógrafo, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Segundo Romulo Campos, a mostra consta de 12 painéis fotográficos no tamanho 148cm por 95cm, retratando mês a mês as diversas matizes de cor registradas pelo profissional, em um ano de cliques realizados entre o trecho compreendido entre a Praia Campista (Farolito) e Praia dos Cavaleiros, utilizando apenas equipamento fotográfico simples e básico.

“É inacreditável como a luz pode variar ao longo do ano, revelando cores jamais vistas por mim”, declara o fotógrafo, que iniciou o trabalho em janeiro deste ano, quando por determinação médica, teve que começar a caminhar com regularidade para se recuperar de uma grave enfermidade. Ele resolveu unir a recomendação médica ao prazer de fotografar e passou a levar consigo o equipamento fotográfico nas suas caminhadas.

“Estou satisfeito com o resultado. Este trabalho exigiu muita disciplina e dedicação, com boa dose de superação do medo de ter que fotografar sempre de madrugada, quando praticamente só Thor e eu caminhávamos na busca do melhor ângulo para fotografarmos Sant’Anna com a mais bela variação luminosa contemplada por mim”, concluiu Romulo Campos, informando que elaborou recentemente um projeto para documentar a fauna e a flora do Arqujpélago de Sant’Anna, que está sendo examinado por um patrocinador.

‘Luzes de Sant’Anna’

Romulo Campos conta que utilizou esquipamentos simples como uma câmera T3i e a lente do kit (18-55mm), até por conta da falta de segurança para sair com equipamento mais sofisticado em um horário que se estendia de 4h30min às 5h30min da madrugada, em uma área praticamente deserta e insegura.

Por outro lado, o público será presenteado com mais 12 painéis de 50cmX95cm, ampliações feitas pela Sinalarte, responsável pelas ampliações e também patrocinadora do trabalho, que mostrarão mais fotos feitas durante todo o ano, sempre buscando um olhar diferente.

Aplausos

A fotógrafa e curadora da montagem da exposição, Claudia Barreto, informa que a mostra fica na galeria até o dia 30/01/2019. “O material ficou muito bom e embora a ideia original fosse mostrar apenas uma foto para cada mês do ano, decidimos contemplar o público, mostrando outras séries feitas também no transcorrer das sessões fotográficas”, frisou ela.

Quem comparecer ao lançamento poderá levar como brinde o calendário 2019, ofertado pela Íris Mídia, gráfica que ao longo do tempo vem investindo em projetos ligados às questões ambientais e que já patrocinou outros trabalhos do fotógrafo, como os livros “Lagoa de Imboassica”, “Parque Atalaia” e “Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”, este último em parceria com a Petrobras.

Romulo Campos

Romulo Campos começou a fotografar aos 12 anos acompanhando o pai, Lívio Campos, nos jogos de futebol no Estádio Expedicionário de Macaé. Ele foi o primeiro fotógrafo de Macaé a migrar para a tecnologia digital. Desde cedo enveredou pelos caminhos do fotojornalismo, trabalhando nos principais jornais da região e mais recentemente dedicando-se à assessoria de imprensa na área política.

Como jornalista fundou o jornal “Folha Macaense” em parceria com o jornalista Martinho Santa Fé e foi editor do jornal O DEBATE. Em 2008 lançou o livro Lagoa Imboassica, em parceria com a fotógrafa Claudia Barreto, um alerta sobre a lenta e agonizante morte da principal lagoa macaense e em 2011 o livro Parque Atalaia, também em parceria com Claudia Barreto, sobre um dos mais importantes e bem estruturados parques municipais do interior do Estado.

Dedicado à fotografia e ao jornalismo, Romulo Campos já atuou como assessor de imprensa do Deputado Carlos Minc, do Prefeito Sylvio Lopes, foi Chefe de Gabinete do ex-Deputado Estadual, Glauco Lopes. Também ocupou o cargo de Secretário de Comunicação da Prefeitura de Macaé, Secretário de Gestão e Secretário de Meio Ambiente na gestão do Prefeito Riverton Mussi.

Sempre envolvido em projetos fotográficos, Romulo Campos dedica-se exclusivamente a documentar os ecossistemas da região. Recentemente lançou o livro sobre o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, fotografado por ele há 25 anos e cujo acervo atualmente conta com mais de 25 mil fotos.

Vários foram os profissionais que aprenderam fotografia com a família Campos e que hoje atuam no mercado. Com ampla bagagem profissional, Romulo nunca parou de se atualizar nas questões fotográficas e de incentivar vários eventos ligados à arte. Com outros fotógrafos desenvolveu diversas exposições, dentre elas as que mais chamaram a atenção, foram as que homenagearam o Dia Mundial da Fotografia, denominadas Photo Macaé, realizadas com o apoio do poder público como incentivador e colaborador.