A quatro meses de o ano terminar, o presidente Lula desbancou o terceiro lugar de Fernando Henrique Cardoso e reina absoluto no ranking de presidentes com maior número de viagens internacionais no primeiro ano de governo
A terceira posição no ranking de presidentes com o maior número de viagens internacionais no primeiro ano de governo foi superada por Lula, quatro meses antes do término do ano. Agora, o terceiro lugar pertence a Fernando Henrique Cardoso, que realizou 19 viagens em 1995, número já superado por Lula neste ano com a ida a Angola no final de agosto, garantindo-lhe o terceiro lugar.
O ouro no primeiro ano do governo Lula2 foi conquistado com impressionantes 36 agendas internacionais. A prata ficou com o governo Lula1, que contabilizou 33 viagens internacionais. A atualização do ranking está programada para setembro, e antes de passar por uma cirurgia no quadril, Lula tem planos de visitar a Índia, Cuba e os Estados Unidos.
Em comparação, no primeiro governo, Dilma Rousseff quase empatou com FHC, realizando 18 viagens internacionais. Michel Temer, sucessor da “impichada” Dilma, foi o presidente que menos viajou, com apenas seis viagens, um número ainda menor do que as nove viagens realizadas por Itamar.