O advogado Ezequiel Silveira, da ASFAV, afirmou nesta sexta-feira (11) que o presidente Lula estaria avaliando conceder indulto aos presos do 8 de janeiro para evitar derrota política no Congresso. “O governo, o STF e a Globo já sentiram a derrota. Agora Lula cogita tomar a frente com um perdão presidencial”, disse.

Segundo Silveira, o avanço do PL da Anistia, que alcançou 257 assinaturas na Câmara, acelerou a movimentação do Planalto. “Eles sabem que a aprovação da anistia seria uma derrota simbólica. Por isso, Lula já pensa em se antecipar com um gesto de clemência”, afirmou. O projeto aguarda pauta do presidente da Câmara, Hugo Motta.

O advogado denunciou também decisões judiciais que, segundo ele, revelam abuso. Um dos exemplos é o caso de Juliana, mãe de duas crianças, uma com asma, que teve prisão domiciliar negada por Alexandre de Moraes com a justificativa de que ela “não é imprescindível para os cuidados dos filhos menores”.

A ASFAV enviou relatório com 20 casos críticos ao Congresso e pede mobilização popular. “Queremos a anulação total dos processos, mas se o indulto vier, será reflexo da pressão”, disse.