Presidente eleito agradeceu ao Congresso aprovação da PEC de Transição
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter começado a governar já antes da sua posse, que será realizada no dia 1° de janeiro. A fala ocorreu durante agradecimento do petista ao Congresso por aprovar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) de Transição, que prevê violar o teto de gastos em R$ 145 bilhões.
– Eu queria começar o dia de hoje agradecendo. (…) Agradecendo ao presidente do Senado, ao presidente da Câmara, aos líderes dos partidos políticos, ao líder do governo, aos senadores e ao líder no Senado a aprovação da PEC ontem. Eu acho que é a primeira vez que um presidente da República começa a governar antes da posse – avaliou o petista.
Ele prosseguiu fazendo críticas ao governo Bolsonaro, afirmando que a PEC visa contornar a “irresponsabilidade” da gestão anterior à sua.
– Nós tivemos a responsabilidade de fazer uma PEC e todo mundo sabia que não era uma PEC nossa, essa PEC é para cobrir a irresponsabilidade do governo que vai sair, que não tinha colocado o dinheiro necessário para atender às pessoas com a política que ele mesmo prometeu – completou.
A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição foi promulgada no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (21), após ser aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Na Câmara, a proposta foi votada em primeiro turno na terça (20) e teve o segundo turno concluída já na quarta. No total, foram 331 votos a favor e 163 contrários à PEC.
Por Portal Novo Norte