Jovem bailarina conquista o primeiro prêmio na categoria Solo Feminino de Danças Urbanas, com a coreografia ‘Lembranças’, de sua autoria

Sempre brilhando no cenário de formação artística, ao oferecer profissionalização ao público de Macaé e região, o CIEMH² Núcleo Cultural acaba de marcar um expressivo ponto na escala de qualidade de ensino. Trata-se da ex-aluna e atualmente professora da instituição, Lorena Bitencourt, que conquistou o primeiríssimo lugar no 36º Festival de Dança de Joinville (SC), onde elevou os nomes do Represent, do CIEMH2 e de Macaé.

Aos 18 anos de idade, a jovem bailarina ganhou o primeiro prêmio na categoria Solo Feminino de Danças Urbanas, com a coreografia ‘Lembranças’, de sua autoria. O diretor do Represent Dance Crew, Thiago Morethe, lembra que a competição é grandiosa, já que, de um total de 3.320 inscrições, foram selecionadas 1.513 coreografias, sendo 256 selecionadas para Mostra Competitiva e o primeiro lugar de Lorena é o maior destaque.

A Diretora de Produções do Ciemh2, Dilma Negreiros, ressalta que é muito importante apostar no profissionalismo cultural, e primar pela formação dos jovens. “Este prêmio vem confirmar o potencial do aluno macaense e a qualidade de ensino do Ciemh2”, declara ela, acrescentando que esta conquista é fruto de um trabalho de muita dedicação e amor.

“Agora temos um novo reconhecimento por profissionais da área, uma nova bagagem de aprendizado e as energias renovadas para continuar após a volta de Joinville”, concluiu Dilma.

Brilhante vitória

Lorena Bitencourt ainda festeja a brilhante vitória, no mais importante Festival de Dança do Brasil, e afirma que está convicta de que a sua escolha da carreira profissional é mesmo a dança. “Esta vitória significou estímulo, pois concorrer com pessoas do mundo inteiro foi a confirmação do meu talento, e a certeza de estar no caminho certo”, frisou a bailarina.
“Não tinha esperança nenhuma de chegar a Joivinlle quanto mais conquistar tal prêmio. Agora vou começar a me planejar em ir mais longe”, declarou a bailarina vencedora.

Lorena e Dani Morethe

Satisfação do diretor

O diretor do Represent Dance Crew, Thiago Morethe, lembra que desde 2005 o Festival de Dança de Joinville é considerado o maior festival de dança do planeta em número de participantes, segundo o Guinness Book, e é também o único entre os grandes festivais mundiais a reunir uma grande diversidade de gêneros, como o balé clássico, balé clássico de repertório, contemporâneo, jazz, sapateado, danças populares e danças urbanas.

“Desde sua fundação, o Represent Dance Crew vem buscando crescimento e aprimoramento nas técnicas voltadas às Danças Urbanas. É com muito orgulho que venho para casa, depois de ver e acompanhar todo o desenvolvimento da Lorena nos ensaios e no palco mundo de Joinville. Afinal Lorena foi a primeira dançarina de Macaé a conseguir esta colocação, e isso mostra para nossos alunos e pais a nossa responsabilidade em repassar o que aprendemos e conquistamos”, declarou ele.

Lorena Bitencourt

Lorena Bitencourt ingressou na dança aos 12 anos no Ciemh2. Ela assistiu uma aula do professor de Dança Urbana, Renato Mota do Ciemh2, na Escola Maria Letícia, e logo se apaixonei pela dança. A partir daí foi dedicação integral à dança.

Sua história com a dança veio do amor pela música, que se transformou em necessidade de dançar ao som de qualquer melodia que ouvia na rádio, como conta hoje em dia. Através das aulas de dança na escola, descobriu o trabalho do CIEMH2, onde fez aulas de teatro, danças urbanas e o curso de liderança.

Aos 18 anos, Lorena Bitencourt é intérprete do Coletivo Flores, bailarina do Represent Dance Crew, coreógrafa do Simply Feel e ministra aulas de Danças Urbanas no CIEMH2, onde se formou bailarina. Foi no Núcleo Cultural que teve contato com a dança de forma profissional, o que possibilitou trilhar o caminho da arte na cidade de Macaé.

A formação do grupo Simply Feel (2015), a entrada no Coletivo Flores (2016) e no Represent Dance Crew (2017) fizeram com que, ao longo dos anos, Lorena amadurecesse e crescesse rápido no mundo da dança. Ministrando aulas desde 2016, criando coreografias e interpretando em diversas cidades, a paixão pela dança aumentou e consolidou.

Lorena é conhecida por dançar e ensinar dança com amor, alegria e muito estudo. Resultado disso foi a aprovação de seu primeiro solo no Festival de Dança de Joinville. Junto da aprovação, a mobilização de toda a equipe da ONG foi necessária para a arrecadação de recursos para a viagem, continuando com o apoio à formação de seus profissionais.

 

CIEMH²

O CIEMH² Núcleo Cultural é uma associação de utilidade pública, que visa a formação artística e o fomento cultural com ações que se baseiam em oficinas culturais gratuitas (na área de dança, teatro, música, audiovisual e artes plásticas), formação de artistas e grupos profissionais, qualificação para o mundo do trabalho e geração de renda, fomento à gestão e produção cultural, residência e intercâmbio com artistas e grupos nacionais e internacionais, pesquisa em dança, cultura Hip Hop, funk e temas afins.