As lojas de autopeças estarão de portas abertas a partir de segunda (15) - Divulgação

Como parte da programação de flexibilização das atividades comerciais e industriais, o chefe do Executivo decretou a abertura de autopeças, motopeças e lojas ou oficinas de bicicletas

Apesar dos protestos de empresários, o Prefeito Dr. Aluizio dá prioridade a preservação à vida do macaense e mantém o comércio em sua maioria fechado. Entretanto, como parte da programação de flexibilização das atividades comerciais e industriais, o chefe do Executivo decretou a abertura de autopeças, motopeças e lojas ou oficinas de bicicletas a partir de segunda-feira, dia 15 de junho.
Neste sentido, a administração municipal criou o Sistema de Controle do Coronavírus, visando facilitar o acesso ao portal da prefeitura aos profissionais dos três ramos de atividades econômicas. Especificada no decreto municipal 080/2020, publicado na última sexta-feira (dia 05 de junho), a ferramenta visa cadastrar sócios-proprietários, funcionários e colaboradores de empresas instaladas no município com a finalidade exclusiva de testagem da doença. Os testes começaram na quarta-feira (dia 10) e prosseguiram até a sexta-feira (12).
As testagens aconteceram no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. A partir de segunda-feira, os profissionais das áreas devem apresentar o documento constando o resultado do exame, atestando a negatividade do Covid-19. E os casos de coronavírus positivos, os mesmos serão encaminhados para o atendimento emergencial nas devidas unidades de saúde do município.

O que pode funcionar

Permanecem autorizados a funcionar, seguindo as normas e medidas previstas, os seguintes estabelecimentos:
– Hospitais e Clínicas, nos termos do Decreto 046/2020;
– Farmácias; – Supermercados e mercados;
– Postos de combustíveis;
– Padarias;
– Bancas de jornais e revistas;
– Petshops;
– Mercado Municipal de Peixes;
– Feira do Produtor Rural (Feirinha da Roça) na Rua Manoel Joaquim dos Reis, aos sábados – 5h e às 10h;
– Clínicas, consultórios e laboratórios para atendimentos eletivos – 7h às 13h;
– Lojas de materiais de construção e de materiais de informática – 13h às 18h;
– Borracharias e oficinas mecânicas – 10h às 16h;
– Óticas – 10h e às 16h;
– Salões de cabeleireiro e barbearias -10h e às 16h.

2 COMENTÁRIOS