Livro ‘Ana Curiosa e as formas’ é lançado neste sábado (25)

0
785

As autoras Diane Lizst e Maryana Ahlert apresentam o exemplar a partir das 17h em live

Originado por meio de um projeto acadêmico, ‘Ana Curiosa e as formas’ é o nome do livro infantil lançado pelas autoras Diane Lizst e Maryana Ahlert neste sábado (25), às 17h, em live através do Instagram @anacuriosaoficial. Com o objetivo de esclarecer e fomentar o conhecimento sobre a àrea do Design Gráfico, o exemplar configura a criança negra brasileira como protagonista da história.

Segundo Diane, ‘Ana Curiosa’ surgiu como trabalho acadêmico, no entanto, atualmente o projeto tem várias vertentes, passando por várias pesquisas e testes durante três anos até chegar à publicação do primeiro livro da coleção lançado pela Editora Pébola Casa Editorial. “Pretendemos fazer muitas outras coisas. Temos um espaço para dar voz e apoiar as ‘Anas’ a se expressarem. Em nenhum momento queremos roubar fala de ninguém. Na verdade, queremos usar o nosso talento para que de alguma forma em tudo o que fizermos, seja agregada a importância de crianças negras brasileiras”, ressalta.

Uma das autoras destaca que a ideia nasceu no primeiro período da faculdade de Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense (IFF), ao dialogar com alguns professores e perceber a ausência de poucas obras publicadas sobre o Design Gráfico ao público infantil. Quanto à escolha da protagonista, Diane diz que a ideia surgiu ao analisar a estatística da população brasileira e saber que mais de 50 porcento é negra. “Queríamos que a personagem fosse brasileira e que não retratasse doméstica, jogador de futebol ou que falasse de equidade racial, mas não encontramos, o que nos incomodou. Olhamos para os lados e sabemos que poucas ‘Anas’ se veem representadas”, declara.

Diane salienta ainda que o projeto conta com nove embaixadoras, mini-influencers digitais, representando a ‘Ana’ dentro e fora das mídias sociais, cada uma de um lugar do país. “Essas meninas convocam outras a se posicionarem como crianças que merecem ser valorizadas. Para que muitas ‘Anas’ escondidas por este país se manifestem”, revela.
Para conhecer mais sobre o projeto ‘Ana Curiosa’ e participar do lançamento do livro, basta acessar o Instagram através do link <https://instagram.com/anacuriosaoficial?igshid=x49pzgz00fc9>.