“Transborde amor, acolha essa ideia”, é o tema da Live de lançamento do Serviço Família Acolhedora, que acontece nesta quarta-feira (9), às 18h, no YouTube – plataforma de mídia social mais popular do mundo atual. A live irá contar com a presença da Defensoria Pública/Promotoria, Juizado da Vara da Infância, representantes do CMDDCA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e do secretário de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso. Além disso, haverá a participação de uma família acolhedora, contando um pouco sobre essa experiência no seu cotidiano.
Quem promove é o Serviço Família Acolhedora, com o objetivo de apresentar à sociedade local os detalhes do serviço que visa assegurar direitos de crianças e adolescentes que vivenciam violação de direitos, garantindo o desenvolvimento de vínculos afetivos estáveis, com a participação ativa em família e o cuidado individualizado. O evento promete mostrar como isso ocorre na prática.
Segundo a coordenadora do Serviço, Milena Paradellas, o Família Acolhedora visa a mudança de paradigma, porque tem como desafio o rompimento da cultura do abrigamento. “A família sempre será o melhor local para o cuidado, pois é dentro de um ambiente cercado de carinho, atenção e afeto que a criança e o adolescente se desenvolverão saudável”, disse Paradellas.
Implantado ano passado em Macaé, o Serviço Família Acolhedora foi pensado como uma política pública para viabilizar e assegurar direitos, garantindo o desenvolvimento de vínculos afetivos estáveis, possibilidade de maior convivência comunitária, participação ativa em família e cuidado individualizado.
Comunicação Desenvolvimento Social
Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA
Macaé, 07/03/2022.