Licitação

0
409

Licitação

Devido a grande demanda apontada pela sociedade, que gerou até mesmo a mobilização “Marca Buraco”, a prefeitura fará no próximo dia 14 de agosto uma licitação com objetivo de contratar empresa para realizar a recomposição asfáltica em ruas da cidade. A previsão é que o serviço comece ainda neste ano, atendendo a uma demanda que cresce em virtude da logística do petróleo. Se a burocracia não impedir, a solicitação do povo será atendida.

Avarias

E esse contrato é importante para resolver medidas emergenciais como a necessidade de reparo no trecho da Rodovia Amaral Peixoto próximo ao Terminal Cabiúnas. No trevo do Condomínio Industrial, crateras se formam com frequência em períodos de chuvas. Recentemente o problema causou prejuízo a diversos veículos, inclusive arriscando a vida dos motoristas. Com a prestação do serviço, a situação pode melhorar. É isso que se espera.

Concessão

Macaé tem nas mãos a oportunidade de incluir ou excluir itens da minuta da proposta de concessão do Aeroporto da cidade, um privilégio que auxiliará no planejamento para um novo marco no desenvolvimento local, baseado na atual fase das atividades do petróleo. E a garantia de construção da nova pista, no prazo de cinco anos, é fundamental para atender a demanda econômica da cidade, incentivando também o turismo.

Qualidade

No final de semana, o encontro de carros antigos realizado na Orla de Imbetiba agitou o setor cultural da cidade. Com shows e a presença de empreendedores da gastronomia artesanal, o evento ajuda a marcar uma nova característica de Macaé, em ser polo na produção de cervejas e hamburgeres que seguem um excelente padrão de qualidade. A população precisa prestigiar mais esses eventos, que já ganharam espaço no calendário oficial do município.

Energia

Na última quinta-feira (5) picos de energia afetaram a rotina comercial da cidade. Em alguns pontos, o problema permaneceu por mais de uma hora, prejudicando o dia de trabalho em empresas locais. A manutenção da rede do município é realizada de forma constante pela Ampla/Eneel. No entanto, interferências climáticas podem gerar panes difíceis de serem previstas. O jeito é estar preparado para situações como essa.

Tempo

Em pleno inverno, a temperatura da cidade segue em alta, o que causa mudanças no comportamento do mar no litoral da cidade. Nos últimos dias, ondas grandes e fortes arrebentaram sobre a área de quebra-mar, causando apreensão para moradores da Fronteira. A água voltou a atingir as pedras que protegem o local. A expectativa é que nos próximos dias a “fúria” do mar torne-se mais amena, permitindo assim a retomada da programação normal da atividade pesqueira.

Pescado

Falando na pesca, o Mercado de Peixes oferece atualmente uma grande variedade de espécies nativas do ecossistema local, assim como de produtos importados de país como o Chile. Esse é o caso do salmão, que vem ganhando espaço na mesa do macaense, em virtude das suas propriedades benéficas à saúde. Porém, o quilo pode chegar à casa dos R$ 65, um pouco salgado para a atual realidade econômica do município.

Eleições

Nos bastidores da Câmara de Vereadores, correm as discussões sobre a influência do governo nas eleições para a presidência da Casa. A condução dos trabalhos do Legislativo para o biênio 2019/2020 pode influenciar de forma direta nas eleições que serão realizadas daqui a dois anos. Por conta disso, o voto de cada um dos 16 vereadores que estão em plenário será decisivo. De antemão, o bloco de oposição já garante um voto único. Falta decidir apenas quem será o candidato.

Recesso

Começa na quarta-feira (11), o recesso escolar para cerca de 40 mil alunos das escolas municipais e dos módulos do Centro Municipal Especializado em Apoio ao Escolar (Cemeaes) . A volta às aulas será no dia 26 (quinta-feira). Já no dia 29 (domingo), alunos e profissionais da educação vão participar do desfile cívico de 205 anos de fundação da vila de Macaé. O terceiro bimestre letivo será entre os dias 26 de julho a 28 de setembro.